Actualização de Maio de 2020 das Aplicações do KDE

Traduções

English Català Español Italiano Português brasileiro čeština Eesti Euskara 日本語 한국어 lietuvių kalba Русский slovenčina Svenska Français Nederlands Українська

Novos lançamentos 🔗︎

Kid3 🔗︎

O Kid3 é um programa de marcação de ficheiros de música que lhe permite editar as marcas ID3 e outros formatos semelhantes nos ficheiros MP3 e outros ficheiros de música.

Neste mês passou a ser alojado pelo KDE e teve o seu primeiro lançamento como aplicação do KDE. A nota de lançamento refere:

“Para além das correcções de erros, esta versão oferece melhorias de usabilidade, atalhos de teclado adicionais e programas de acções do utilizador. Muito obrigado a várias pessoas no KDE, as quais traduzir a interface do utilizador e o manual para novas línguas.”

O Kid3 está disponível no Linux, Windows, Mac e Android. Poderá tentar obtê-lo a partir da página Web ou através da sua distribuição ou das lojas de aplicações Chocolatey, Homebrew e F-droid.


O Kid3 no Android

O Kid3 no Linux

O Kid3 no Mac

O Kid3 está no FDroid

O Kid3 está no Homebrew

O Kid3 está no Chocolatey

Calligra 🔗︎

O Calligra é um pacote de escritório pleno de funcionalidades e em conformidade com as normas. Tem estado sem versões lançadas há alguns anos, mas agora voltou em grande estilo.

A versão 3.2 inclui o Gemini, o pacote de escritório desenhado especialmente para os dispositivos 2-em-1, isto é, para os portáteis com ecrãs tácteis que poderão corresponder ao dobro dos ‘tablets’, graças à migração para a nossa bela plataforma Kirigami. O programa de desenho Karbon agora suporta documentos que contêm várias páginas. Por outro lado o Stage, o editor de apresentações do Calligra, agora suporta a transição automática de ‘slides’,


Gemini

Desenho do Karbon

Apresentações do Stage

O Calligra está disponível na sua distribuição de Linux.

O Tellico 3.3 Actualiza as Fontes de Dados 🔗︎

O Tellico é um gestor de colecções para manter o registo de tudo o que você possa coleccionar, como livros, bibliografias, vídeos, músicas, jogos de vídeo, moedas, selos, cromos, livros de banda desenhada e vinhos.

Para tornar isto mais simples, tem uma grande quantidade de motores de dados que simplificam a apresentação do que possui. A nova versão 3.3 que saiu no início deste mês adicionou uma fonte de dados para o Colnect, um catálogo abrangente de objectos coleccionáveis. Também actualiza uma grande quantidade de fontes de dados como a Amazon e o MobyGames.


Tellico com o modelo de dados do Colnect

Próximos Projectos 🔗︎

Os novos projectos no KDE deste mês incluem o ‘pvfviewer’, um visualizador de padrões do PC Stitch, para que possa fazer bonitas tapeçarias. Finalmente, apareceu o Alligator, um leitor de RSS que usa a nossa bela plataforma Kirigami.

AppImage do KDE 🔗︎

Em cada mês gostamos de nos focar num dos novos formatos de pacotes em contentores aplicacionais. O AppImage não é novo, sendo que já existe há cerca de uma década, mas vale a pena recordá-lo, dado que um conjunto de aplicações do KDE o usam.

O que é uma AppImage? 🔗︎

A AppImage é um formato de pacotes que oferece uma forma de os programadores oficiais oferecem binários “nativos” para os utilizadores de GNU/Linux da mesma forma que seria feito para os outros sistemas operativos. Permite criar pacotes de aplicações para muitos sistemas operativos comuns baseados no Linux, p.ex., Ubuntu, Debian, openSUSE, RHEL, CentOS, Fedora etc. As AppImages vêm com todas as dependências que se assumem como não fazendo parte de todos os sistemas-alvo numa versão recente, sendo executadas na maioria das distribuições de Linux sem grandes modificações.

O que é necessário instalar para as ter a executar melhor? 🔗︎

Para executar uma AppImage, é necessário o ‘kernel’ de Linux (> 2.6) e a libfuse. Estas dependências estão presentes na maioria das distribuições de GNU/Linux, para que não tenha necessidade de instalar nada em especial.

Infelizmente o suporte de AppImage na maioria dos ambientes de trabalho (KDE e Gnome) não está completo, pelo que poderá precisar de uma ferramenta adicional para criar um item de menu da sua aplicação. Nesses casos, dependendo da UX que preferir, poderá optar entre:

Para actualizar as suas AppImages poderá usar o AppImageUpdate. Está incorporado no AppImageLauncher pelo que, se o tiver já instalado, não terá de instalar nada adicional. Basta carregar com o botão direito sobre o ficheiro AppImage e escolher ‘Actualizar’. Lembre-se que nem todos os criadores de pacotes incorporam a informação de actualização nos binários, pelo que poderão ocorrer alguns casos em que tenha de transferir manualmente a nova versão.

Quais as aplicações do KDE que se executam com ela? 🔗︎

Existem diversas aplicações do KDE que já são distribuídas como AppImage’s, sendo as mais relevantes:

O que é o Appimagehub? 🔗︎

A forma recomendada de obter AppImages é a partir dos autores originais das aplicações, mas isso não é muito prático se não souber ainda qual é a aplicação que necessita. Aí é onde surge o AppImageHub. É uma loja de aplicações dedicada apenas a AppImages. Aí poderá encontrar um catálogo com mais de 600 aplicações para as suas tarefas do dia-a-dia.

Esta página Web faz parte da plataforma OpenDesktop.org que oferece um ecossistema completo para utilizadores e programadores de aplicações gratuitas e em código aberto.

Como se pode criar uma AppImage? 🔗︎

A criação de uma AppImage passa pelo agrupamento de todas as suas dependências da aplicação numa única pasta (AppDir). Depois é compactado numa imagem SquashFS e adicionada a um ‘ambiente de execução’ que permite isso mesmo.

Para cumprir esta tarefa, poderá usar as seguintes ferramentas:

No Guia de Pacotes AppImage poderá encontrar uma documentação detalhada sobre como usar essas ferramentas. Também se poderá associar ao canal de IRC do AppImage.

Versões 20.04.1 🔗︎

Alguns dos nossos projectos são lançados de acordo com as suas próprias agendas e alguns são lançados em massa. A versão 20.04.1 dos projectos foi lançada hoje e deverá estar disponível através das lojas de aplicações e distribuições em breve. Consulte mais detalhes na página da versão 20.04.1.

Algumas das correcções incluídas nesta versão são:

Notas da versão 20.04Página de transferências de pacotes na WikiPágina de informação do código do 20.04.1 • [Registo de alterações completo do 20.04.1](https://kde.org/announcements/changelog- releases.php?version=20.04.1)

Stores

Flathub Snapcraft Microsoft Store Chocolatey Homebrew