English Eesti Nederlands Valencià Català Español Italiano Português brasileiro Svenska Français Українська Русский

Actualização de Dezembro 2019 das Aplicações do KDE

Novas versões das aplicações do KDE a chegar em Dezembro

O lançamento de novas versões das aplicações do KDE faz parte do esforço contínuo do KDE para lhe trazer um catálogo completo e actualizado dos diversos programas completos, bonitos e úteis para o seu sistema.

Estão agora disponíveis as novas versões do gestor de ficheiros do KDE Dolphin; o Kdenlive, um dos editores de vídeo mais completos em código aberto; o visualizador de documentos Okular; o visualizador de imagens do KDE Gwenview e todas as suas aplicações e utilitários favoritos do KDE. Todas estas aplicações têm sido melhoradas, tornando-se mais rápidas e mais estáveis, assim como oferecem novas funcionalidades espectaculares. As novas versões das aplicações do KDE permitem-lhe ser produtivo e criativo, enquanto ao mesmo tempo tiram partido das aplicações do KDE de forma simples e divertida.

Esperamos que goste de todas as novidades e melhorias aplicadas em todas as aplicações do KDE!

Calligra Plan Recarregado

O Calligra Plan vai receber uma grande versão nova em Dezembro. A ferramenta de planeamento e gestão de projectos do KDE atingiu um grande marco desde a versão anterior, que foi lançada há quase dois anos.


Calligra Plan

O Plan ajuda-o a gerir projectos pequenos e grandes com vários recursos. Para poder modelar o seu projecto, o Plan oferece-lhe diferentes tipos de dependências de tarefas e restrições temporais. Poderá definir as suas tarefas, estimar o esforço necessário para executar cada uma delas, alocar recursos e depois agendar o projecto de acordo com o que precisa e com os recursos disponíveis.

Uma das potencialidades do Plan é o seu excelente suporte para os diagramas de Gantt. Os diagramas de Gantt são gráficos compostos por barras horizontais que oferecem uma ilustração gráfica de um plano de ajuda e calendarização, coordenar e acompanhar tarefas específicas num projecto. O uso de diagramas de Gantt no Plan ajudá-lo-á a monitorizar melhor o funcionamento do seu projecto.

Aumente o Volume no Kdenlive

Os programadores do Kdenlive têm estado a adicionar novas funcionalidades e a eliminar erros a uma velocidade espantosa. Esta versão em si vem com mais de 200 modificações.

Foi realizada uma grande quantidade de trabalho na melhoria do suporte para áudio. No departamento de “erros resolvidos”, viram-se livres de um enorme consumo de memória, alguma ineficiência nas miniaturas de áudio e optimizaram o seu armazenamento.

Mas ainda mais excitante é que o Kdenlive agora vem com uma nova mesa de mistura de som espectacular (veja a imagem). Os programadores também adicionaram uma nova apresentação de ‘clips’ de áudio no monitor de ‘clips’ e no grupo de projectos, para que possa sincronizar melhor as suas imagens em movimento com a banda sonora.


Mesa de mistura de áudio do Kdenlive

No departamento da “resolução de pequenos cortes”, o Kdenlive ganhou muitas melhorias de performance e de usabilidade, onde os programadores corrigiram muitos erros na versão para Windows do editor de vídeo.

Antevisões e Navegação no Dolphin

O gestor de ficheiros poderoso do KDE Dolphin adiciona novas funcionalidades para o ajudar a encontrar e a chegar ao que precisa no seu sistema de ficheiros. Uma dessas funcionalidades é as opções remodeladas de pesquisa avançada e outra é que agora poderá avançar e recuar no histórico de locais que visitou várias vezes, carregando de forma prolongada no ícone da seta na barra de ferramentas. A funcionalidade que lhe permite aceder rapidamente aos ficheiro gravados ou acedidos recentemente foi remodelada e os seus problemas foram resolvidos.

Uma das preocupações principais dos programadores do Dolphin é permitir aos utilizadores anteverem o conteúdo dos ficheiros antes de os abrirem. Por exemplo, na nova versão do Dolphin, poderá antever os GIF’s se os realçar e depois passar o cursor sobre a área de antevisão. Poderá também carregar e reproduzir os ficheiros de áudio e vídeo na área de antevisão.

Se for um fã de novelas gráficas, o Dolphin consegue agora mostrar miniaturas dos livros de banda desenhada .cb7 (consulte o suporte para este formato de banda desenhada também no Okular – veja abaixo). E, falando em miniaturas, a ampliação das miniaturas tem sido algo importante no Dolphin durante bastante tempo: mantenha carregado o Ctrl, rode a roda do rato para que a miniatura aumente ou diminua. Uma nova funcionalidade é que agora poderá repor a ampliação no nível predefinido se carregar em Ctrl + 0.

Outra funcionalidade útil é que o Dolphin lhe mostra quais os programas que impedem um dispositivo de ser desmontado.

KDE Connect: Deixe o seu Telemóvel Controlar o seu Ambiente de Trabalho

A última versão do KDE Connect vem equipada com funcionalidades novas. Uma das mais notórias é que existe uma nova aplicação de SMS que lhe permite ler e gravar SMS’s com o histórico de conversações completo.

Uma nova interface de utilizador baseada no Kirigami significa que agora consegue correr o KDE Connect não só no Android, mas também em todas aquelas plataformas móveis de Linux que iremos ver nos dispositivos de futuro, como o PinePhone e o Librem 5. A interface em Kirigami também oferece novas funcionalidades para os utilizadores que usam vários ambientes de trabalho, como o controlo multimédia, a introdução remota de dados, a activação de dispositivos, a transferência de ficheiros e a execução de comandos.


A nova interface no ambiente de trabalho

Já conseguia usar o KDE Connect para controlar o volume do som a tocar no seu ambiente de trabalho, mas agora também o pode usar para controlar o volume global do seu sistema a partir do seu telefone – o que é bastante útil quando estiver a usar o seu telefone como um comando à distância. Enquanto está numa conversa, também poderá controlar a sua apresentação com o KDE Connect para avançar e recuar os seus ‘slides’.

Outra funcionalidade que tem circulado durante algum tempo é a forma como poderá usar o KDE Connect para enviar um ficheiro para o seu telefone, mas o que é novo nesta versão é a possibilidade de ter o seu telefone a abrir imediatamente o ficheiro assim que é recebido. O KDE Itinerary usa isto para enviar informações de viagens para o seu telefone a partir do KMail.

Numa nota associada, poderá agora também enviar ficheiros a partir das aplicações Thunar (o gestor de ficheiros do Xfce) e Elementary, como o Pantheon Files. A apresentação da evolução da cópia de vários ficheiros foi bastante melhorada e os ficheiros recebidos a partir do Android apresentam agora a sua data de modificação correcta.

No que diz respeito às notificações, poderá agora desencadear acções a partir das notificações do Android a partir do ambiente de trabalho e o KDE Connect usa as funcionalidades avançadas do centro de notificações do Plasma para oferecer melhores notificações. A notificação de confirmação do emparelhamento não expira o tempo-limite, pelo que não a irá perder mais.

Finalmente, se estiver a usar o KDE Connect a partir da linha de comandos, o kdeconnect-cli agora oferece a completação automática do zsh.

Imagens Remotas Gwenview

O Gwenview agora permite-lhe ajustar o nível de compressão do JPEG quando gravar as imagens que editou. Os programadores também melhoraram a performance das imagens remotas e o Gwenview consegue agora importar as fotografias de e para localizações remotas.

Suporte do Okular para o formato .cb7

O Okular, o visualizador de documentos que lhe permite ler, anotar e verificar todos os tipos de documentos, incluindo os PDFs, EPubs, ODTs e MDs, agora também suporta os ficheiros que usam o formato de bandas desenhadas em .cb7.

Elisa: Leitor de Músicas Simples mas Completo

O Elisa é um leitor de música do KDE que combina a simplicidade com uma interface moderna e elegante. Na sua última versão, o Elisa optimizou o seu visual para se adaptar melhor aos ecrãs de DPI’s elevados. Também se integra melhor com as outras aplicações do KDE e adquiriu o suporte para o sistema de menus globais do KDE.

A indexação de ficheiros de música foi também melhorada e o Elisa agora suporta também rádios na Web e vem com alguns exemplos para você experimentar.


Interface actualizada do Elisa

O Spectacle Está Pronto para Ecrãs Tácteis

O Spectacle, o programa predefinido do KDE para capturas do ecrã, é outra aplicação do KDE que tem evoluindo para adquirir capacidades para ecrãs tácteis: o seu processamento de arrastamento amigável em ecrãs tácteis torna muito mais simples a selecção de rectângulos para capturar as partes do ecrã que deseja nos dispositivos com ecrãs tácteis.

Outras melhorias são a nova funcionalidade de gravação automática, que é bastante útil para tirar rapidamente várias fotografias e as barras de progresso animadas, que garantem que você consegue ver claramente o que o Spectacle está a fazer.


Novo tratamento da pega do Spectacle

Melhorias na Integração de Navegadores do Plasma

A nova versão da Integração de Navegadores com o Plasma agora oferece uma lista de proibições para a funcionalidade dos controlos multimédia. Isto é útil quando visitar uma página com uma grande quantidade de conteúdos que poderá reproduzir, o que se poderá tornar difícil para seleccionar o que deseja controlar a partir do seu ambiente de trabalho. A lista de proibições permite-lhe excluir estas páginas nos controlos multimédia.

A nova versão também lhe permite manter o URL de origem nos meta-dados dos ficheiros e adiciona o suporte para a API de Partilhas na Web. Esta API permite aos navegadores partilharem ligações, texto e ficheiros com outras aplicações, da mesma forma que as aplicações do KDE fazem, melhorando a integração com navegadores não-nativos como o Firefox, o Chrome/Chromium e o Vivaldi, com o resto das aplicações do KDE.

Aprender Mais

Loja da Microsoft

Muitas das aplicações do KDE podem ser obtidas a partir da Loja da Microsoft. O Krita e o Okular têm lá estado há algum tempo e têm agora a acompanhá-las o Kile, um editor de LaTeX amigável.

Get it from Microsoft

Novo

O que nos traz às novidades: SubtitleComposer, uma aplicação que lhe permite criar facilmente legendas para vídeos, está agora no KDE Incubator, seguindo o processo para se tornar um membro pleno da família de aplicações do KDE. Bem-vinda!

Entretanto o plasma-nano, uma versão mínima do Plasma desenhada para dispositivos móveis, foi migrada para os repositórios do Pasma, estando pronta a ser lançada com o 5.18.

Versão 19.12

Alguns dos nossos projectos são lançados de acordo com as suas próprias agendas e alguns são lançados em massa. A versão 19.12 dos projectos foi lançada hoje e deverá estar disponível através das lojas de aplicações e distribuições em breve. Consulte a página da versão 19.12. Este pacote foi chamado anteriormente de Aplicações do KDE mas tem vindo a perder a sua marca para se tornar um serviço de lançamento de versões, para evitar confusões com todas as outras aplicações do Kde e porque consiste em dezenas de diferentes produtos em vez de um único grupo.

Stores

KDE software is available on many platforms and software app stores.

Flathub Snapcraft Microsoft Store Chocolatey Homebrew