English Eesti Nederlands Valencià Català Español Português Italiano Svenska Français Українська Русский

Atualização de dezembro de 2019 dos aplicativos da KDE

Novas versões dos aplicativos da KDE sendo lançadas em dezembro

O lançamento das novas versões dos aplicativos da KDE são parte do esforço contínuo da comunidade em fornecer um catálogo completo e atualizado de programas úteis, belíssimos e cheios de funcionalidades para o seu sistema.

Agora estão disponíveis novas versões do navegador de arquivos Dolphin; do Kdenlive, um dos editores de vídeo de código aberto mais completos que há; o visualizador de documentos Okular; o visualizador de imagens Gwenview; e todos os seus programas e utilitários da KDE preferidos. Todos estes aplicativos foram melhorados e se tornaram mais rápidos e estáveis, esbanjando de funcionalidades novas e bem animadoras. As novas versões dos aplicativos do KDE permitem que você seja produtivo e criativo ao mesmo tempo em que tornam o uso de programas da comunidade KDE fácil e divertido.

Esperamos que você aproveite bastante as novas funcionalidades e melhorias agora presentes em todos os seus aplicativos da KDE!

Calligra Plan Repaginado

O Calligra Plan teve um importante lançamento em dezembro. A ferramenta de planejamento e gerenciamento de projetos da comunidade KDE recebeu uma atualização histórica desde a última versão lançada quase dois anos atrás.


Calligra Plan

O Calligra Plan permite a você gerenciar pequenos e grandes projetos usando vários recursos. O Plan oferece diferentes tipos de dependências de tarefas e datas limite para você modelar o seu projeto. É possível definir tarefas, estimar o esforço necessário para cada uma delas, alocar recursos e agendar o projeto de acordo com suas necessidades e recursos disponíveis.

Um dos pontos fortes do Plan é o seu excelente suporte a diagramas de Gantt. Esse tipo de diagrama é composto de barras horizontais que fornecem uma ilustração gráfica de um compromisso e ajuda a planejar, coordenar e monitorar tarefas específicas de um projeto. O uso de diagramas de Gantt no Plan ajudam a gerenciar melhor o fluxo do seu projeto.

Impulsionando o volume no Kdenlive

Os desenvolvedores do Kdenlive incluíram novas funcionalidades e sumiram com erros numa velocidade impressionante. Só esta versão já vem com mais de 200 commits.

Bastante esforço foi feito para melhorar o suporte ao áudio. Na categoria “erros solucionados”, o Kdenlive se livrou de um problema de alto consumo de memória, ineficiência nas miniaturas de áudio e ficou com o armazenamento mais rápido.

Mais animador ainda é o fato de o Kdenlive agora vir com um impressionante novo mixer de sons (ver imagem). Os desenvolvedores também incluíram uma nova exibição de clipes de áudio no Monitor de clipes e o Arquivos do projeto para que você possa sincronizar melhor seu movimento de imagens com a trilha sonora.


O mixer de áudio do Kdenlive

Já quanto aos detalhes finos, o Kdenlive recebeu várias melhorias de desempenho e usabilidade e os desenvolvedores corrigiram múltiplos erros na sua versão para o Windows.

Pré-visualização e navegação do Dolphin

O robusto gerenciador de arquivos Dolphin inclui funcionalidades novas para te ajudar a encontrar e chegar ao que você estiver procurando no seu sistema de arquivos. Uma dessas funcionalidades são as novas opções de pesquisa avançada, outra é a possibilidade de voltar e avançar no histórico de locais que você já visitou antes pressionando e segurando o ícone de flecha na barra de ferramentas. Já a função que permite que você vá rapidamente para locais ou arquivos acessados recentemente foi retrabalhada e refindada.

Uma das maiores preocupações que os desenvolvedores do Dolphin tem é de permitir que seus usuários possam pré-visualizar o conteúdo dos seus arquivos antes que sequer sejam abertos. Por exemplo, na nova versão do Dolphin é possível pré-visualizar GIFs no painel de pré-visualização ao mantê-los selecionados. Também é possível clicar e reproduzir vídeos e áudio no mesmo painel.

Se você é um fã de graphic novels, o Dolphin agora é capaz de exibir miniaturas para revistas em quadrinhos no formato .cb7 (também dê uma olhada no suporte do Okular para este formato – veja abaixo). Já mencionando outro fato a respeito das miniaturas, ampliá-las é algo que o Dolphin já faz há bastante tempo: segure Ctrl, mova a roda do mouse e a miniatura irá aumentar ou diminuir. Uma nova funcionalidade quanto a isso é que agora é possível redefinir o zoom para o padrão apertando Ctrl + 0.

Ainda outra função útil do Dolphin é sua capacidade de mostrar quais programas estão impedindo um dispositivo de ser desmontado.

KDE Connect: Faça seu celular controlar seu computador

A última versão do KDE Connect está cheia de novas funcionalidades. Uma das mais visíveis é o novo app de SMS que permite que você leia e escreva SMS com o histórico de conversas inteiro.

Uma nova interface de usuário baseada no Kirigami permite que você possa rodar o KDE Connect não somente no Android, mas também em todos os dispositivos móveis com Linux que veremos em aparelhos futuros como o PinePhone e o Librem 5. A interface Kirigami também fornece novas funcionalidades para usuários de desktop como controles de mídia, teclado e mouse remotos, ligar para o dispositivo, transferência de arquivos e execução de comandos.


A nova interface da sua área de trabalho

Você já é capaz de usar o KDE Connect para controlar o volume de mídia sendo reproduzida no seu computador, mas agora você pode usá-lo para controlar o volume do sistema também – super conveniente quando estiver usando seu celular como controle remoto. Quando estiver fazendo uma apresentação, você também pode controlar sua apresentação usando o KDE Connect para avançar e voltar nos seus slides.

Outra função já presente há algum tempo é a possibilidade de transferir arquivos para o seu celular, mas esta nova versão permitirá que você abra o arquivo imediatamente após o arquivo ser recebido. O KDE Itinerary usa isso para enviar informações de viagem do KMail para seu celular.

Além disso, agora também é possível enviar arquivos do Thunar (o gerenciador de arquivos do XFCE) e de aplicativos do Elementary como o Arquivos do Pantheon. A exibição do progresso de cópia de múltiplos arquivos foi bastante melhorada e arquivos recebidos do Android agora exibem o horário correto de modificação.

Em se tratando das notificações, agora é possível ativar ações das notificações do Android no computador e o KDE Connect pode utilizar-sede funcionalidades avançadas do centro de notificações do Plasma para fornecer notificações melhores. A notificação de confirmação de pareamento agora permanece presente para que você não perca seu uso mais.

Por fim, se estiver usando o KDE Connect na linha de comando, o kdeconnect-cli teve seu preenchimento automático do zsh melhorado.

Imagens remotas no Gwenview

O Gwenview agore permite o ajuste do nível de compressão JPEG quando você for salvar imagens editadas. Os desenvolvedores também melhoraram o desempenho para imagens remotas e o Gwenview agora pode importar fotos tanto de e para locais remotos.

Okular agora com suporte ao formato .cb7

O visualizador de documentos Okular que te permite ler, anotar e verificar todo tipo de documentos, incluindo PDFs, EPubs, ODTs e MDs, agora tem suporte a arquivos de revistas em quadrinhos do formato .cb7.

Elisa: Um reprodutor de música simples e completo

O reprodutor de música Elisa combina simplicidade e elegância numa interface moderna. Em sua versão mais atual, o Elisa teve sua aparência otimizada para se adaptar melhor a telas de High DPI. Ele também se integra melhor com outros aplicativos do KDE e recebeu suporte ao sistema de menu global da KDE.

A indexação de arquivos de música também foi melhorada e o Elisa agora suporta rádios online e vem com alguns exemplos para você testar.


A interface atualizada do Elisa

O Spectacle agora pronto para telas de toque

O Spectacle, o programa padrão da comunidade KDE para captura de tela, é outro aplicativo que adquiriu abilidades de tela de toque: seu novo redimensionador amigável ao toque torna muito mais fácil formar retângulos para capturar as partes da sua área de trabalho que você gostaria em dispositivos táteis.

Outras melhorias incluem a nova função de salvamento automático, bem conveniente para fazer múltiplas capturas de tela rapidamente, e as barras de progresso animado, que garantem que você possa ver o que o Spectacle está fazendo no momento.


O novo redimensionador do Spectacle

Melhorias na Integração de navegadores do Plasma

O novo lançamento da Integração de navegadores do Plasma agora possui uma lista de bloqueio para a função de controles de mídia. Isto é útil para quando você visitar um site com bastante mídia disponível para reproduzir, o que pode tornar difícil selecionar o que você gostaria de controlar do seu computador. A lista de bloqueio permite que você exclua esses sites dos controles de mídia.

A nova versão também permite que você mantenha o URL original nos metadados do arquivo e inclui suporte à API Web Share. Essa API permite que navegadores compartilhem links, texto e arquivos com outros aplicativos do mesmo modo que programas da KDE, melhorando a integração de navegadores não nativos como o Firefox, Chrome/Chromium e Vivaldi com o resto dos aplicativos da KDE.

Saiba mais

Loja da Microsoft

Uma boa quantidade de aplicativos da comunidade KDE podem ser baixados na Loja da Microsoft. O Krita e o Okular já estão disponíveis lá há algum tempo, mas agora o o editor de LaTeX fácil de usar, o Kile, uniu-se ao grupo.

Get it from Microsoft

Novo

O que nos leva aos recém-chegados: o SubtitleComposer, um aplicativo que permite criar facilmente legendas para vídeos, agora está no Incubador da KDE, ou seja, a caminho de se tornar um membro integral da família de aplicativos da comunidade KDE. Seja bem-vindo!

Enquanto isso, o plasma-nano, uma versão mínima do Plasma feita para dispositivos embarcados, está pronta para o lançamento do Plasma 5.18 e estará nos repositórios.

Lançamentos 19.12

Alguns dos nossos projetos lançam a seu próprio tempo e alguns são lançados em lotes. O conjunto de projetos do 19.12 foi lançado hoje e deve ficar disponível nas lojas de aplicativos e distribuições em breve. Dê uma olhada na página de lançamentos do 19.12. Este conjunto era chamado anteriormente de KDE Applications mas teve sua nomeação alterada para se tornar um serviço de lançamentos, deste modo evitando confusão com todos os outros aplicativos da KDE e também por ser dezenas de produtos diferentes ao invés de um conjunto só.

Stores

KDE software is available on many platforms and software app stores.

Flathub Snapcraft Microsoft Store Chocolatey Homebrew