Também disponível em:

English | Català | Español | Euskara | Italiano | Português | Português brasileiro | Русский | Slovak | Українська

Plasma 5.19

empty laptop with an overlay

Terça-feira, 9 de junho de 2020.

O Plasma 5.19 foi lançado! Se nós sempre déssemos nomes aliterativos para os lançamentos do Plasma, esta versão se chamaria o "Plasma Polido". Houve um esforço dos desenvolvedores particularmente grande em corrigir erros e remover problemas menores, porém irritantes.

Neste lançamento, nós priorizamos em tornar o Plasma mais consistente, corrigindo e unificando a aparência de widgets e elementos da área de trabalho; trabalhando em te dar mais controle sobre seu computador incluindo opções de configuração nas Configurações do sistema; e melhorando a usabilidade, fazendo o Plasma e seus componentes mais fácil de usar, proporcionando uma experiência mais agradável.

Leia mais para descobrir tudo que há de novo no Plasma 5.19...

A área de trabalho e os widgets do Plasma

A primeira mudança que você verá logo de cara é o novo papel de parede. O elegante Flow feito por Sandra Smukaste fornece um show de luz e cores à sua área de trabalho. Caso não goste, como sempre, você pode escolher algo completamente diferente clicando com o botão direito na sua área de trabalho e indo em "Configurar área de trabalho...". Repare que agora é possível ver o nome dos criadores de cada papel de parede na janela de seleção. Outro detalhe de personalização que você provavelmente vai gostar é a coleção de avatares fotográficos inteiramente nova disponíveis para escolha ao configurar seu usuário.

Os novíssimos avatares de usuário
Os novíssimos avatares de usuário

Algumas das mudanças foram mais sutis. Por exemplo, o espaçador do painel, aquele elemento invisível que ajuda a organizar os componentes no painel, agora é capaz de centralizar widgets, e o Plasma 5.19 também incorporou um design consistente com cabeçalhos nos widgets da área de notificação. Essas são coisas que você talvez não note de imediato, mas que contribuem para tornar o design da área de trabalho mais visualmente atraente de modo subliminar. De modo semelhante, agora os aplicativos GTK3 aplicam o esquema de cores selecionado imediatamente, os aplicativos GTK2 não tem mais suas cores quebradas, e nós aumentamos o tamanho da fonte monoespaçada padrão do 9 ao 10, tornando o texto mais fácil de ler.

Applets consistentes da Área de notificação
Applets consistentes da Área de notificação

Nós demos uma repaginada no visual do widget reprodutor de mídia, e agora é possível ver melhor os controles de volume. As dicas do gerenciador de tarefas também foram remodeladas, os widgets do Monitor do sistema foram reescritos do zero, e as Notas adesivas receberam melhoras de usabilidade.

Os widgets do Monitor do sistema reescritos
Os widgets do Monitor do sistema reescritos

Configurações do sistema

Usuários que gostariam de ter maior controle sobre o processo de indexação de arquivos irão apreciar as novas opções de indexação configuráveis de acordo com pastas específicas. Você também pode desabilitar a indexação de arquivos ocultos completamente caso deseje. Se você estiver usando Wayland, você irá gostar da nova configuração de velocidade de rolagem do mouse e touchpad.

Tendo em vista não somente a melhoria de funcionalidades mas também a aparência do Plasma, as páginas de configuração de Aplicativos padrão, Contas online, Atalhos globais, Regras de janelas e Serviços de segundo plano foram todas refeitas, além de terem sido inclusas várias pequenas melhoras nas configurações de fonte.

Páginas de Configurações reorganizadas
Páginas de Configurações reorganizadas

Como melhorar a usabilidade geral era um dos principais objetivos do Plasma 5.19, ao lançar os módulos de Configurações do sistema pelo KRunner ou pelo lançador de aplicativos, o próprio programa das Configurações de sistema abrirá no módulo que você requisitou.

O aplicativo de Configurações do sistema abre inteiro agora

Outras mudanças menores que melhoram a qualidade de vida são a nova exibição de proporção da tela na página de Configuração da tela e o controle mais preciso e granular da velocidade de animação dos efeitos da área de trabalho.

Centro de Informações

Consistência é um aspecto importante de uma área de trabalho bem feita, e por isso o Centro de informações foi refeito tendo como base o padrão visual das Configurações do sistema. O Centro de informações também ganhou um novo módulo que te informa sobre suas placas gráficas.

Centro de Informações reformulado
Centro de Informações reformulado

KWin, o gerenciador de janelas

O gerenciador de janelas KWin adquiriu subsurface clipping. Esta funcionalidade reduz drasticamente os problemas gráficos em vários aplicativos, melhorando sua visualização. Além disso, os ícones nas barras de título foram recoloridas para encaixar melhor com o esquema de cores em uso, tornando-as mais fáceis de reconhecer.

Ícone das barras de título recoloridas
Ícone das barras de título recoloridas

Uma funcionalidade que irá agradar muita gente é a rotação da tela para tablets e laptops 2-em-1 que agora funciona no Wayland.

Discover

O Discover, o aplicativo que permite que você instale, remova e atualize programas, agora tem uma nova funcionalidade que facilita a remoção de repositórios Flatpak. Agora, a versão do aplicativo também é disponibilizada na interface. Isso é útil para quando houver mais de uma versão do aplicativo que você estiver procurando. Assim, você pode escolher uma versão que contém as funções que você deseja, uma mais antiga e estável, ou uma que encaixa melhor com o fluxo que você mesmo montou.

Remoção de repositorio Flatpak no Discover
Remoção de repositorio Flatpak no Discover

KSysGuard

A versão do KSysGuard no Plasma 5.19 suporta sistemas com mais de 12 núcleos de CPU.

Registro completo das alterações feitas no Plasma 5.19

Apoiando o KDE

O KDE é uma comunidade de Software livre que existe e cresce apenas com a ajuda de muitos voluntários que doam parte do seu tempo e esforço. O KDE está sempre procurando novos voluntários e contribuições, sejam elas de código, documentação, tradução, promoção, monetárias, etc. Todas as contribuições são apreciadas e bem-vindas. Por favor, leia a Página de apoio ao KDE para mais informações ou para se tornar um membro de suporte do KDE e.V., através da nossa iniciativa Junte-se ao jogo.

Sobre o KDE

KDE is an international technology team that creates free and open source software for desktop and portable computing. Among KDE's products are a modern desktop system for Linux and UNIX platforms, comprehensive office productivity and groupware suites and hundreds of software titles in many categories including Internet and web applications, multimedia, entertainment, educational, graphics and software development. KDE software is translated into more than 60 languages and is built with ease of use and modern accessibility principles in mind. KDE's full-featured applications run natively on Linux, BSD, Solaris, Windows and macOS.


Informações sobre Marcas Registradas. O KDE® e o logotipo do K Desktop Environment® são marcas registradas do KDE e.V. Linux é uma marca registrada de Linus Torvalds. UNIX é uma marca registrada do Open Group nos Estados Unidos e em outros países. Todas as outras marcas registradas e direitos autorais citados neste anúncio são de propriedade dos seus respectivos proprietários.


Contatos de imprensa

Para mais informações, envie um e-mail para nós:
press@kde.org