Também disponível em:

English | Català | Español | Euskara | Italiano | Português | Português brasileiro | Русский | Slovak | Українська

Plasma 5.19

empty laptop with an overlay

Terça, 9 de Junho de 2020.

Saiu o Plasma 5.19! Se déssemos nomes adequados às versões do Plasma, este poderia ser o "Plasma Polido". O esforço que os programadores aplicaram na eliminação de erros e outros pequenos detalhes incómodos foi imenso.

Nesta versão, demos prioridade a tornar o Plasma mais consistente, corrigindo e unificando os visuais dos elementos da área de trabalho; foi feito algum esforço para lhe dar mais controlo sobre a sua área de trabalho, adicionando mais opções de configuração na Configuração do Sistema; foi também melhorada a usabilidade, tornando o Plasma e os seus componentes mais fáceis de usar e para ter uma experiência mais agradável a nível global.

Leia mais para descobrir tudo o que existe de novo no Plasma 5.19…

Elementos do Ecrã e Gráficos do Plasma

A primeira alteração que irá ver é o novo papel de parede. O fundo cativante Flow, desenhado por Sandra Smukaste, traz uma vista de luz e cor ao seu ambiente de trabalho. Obviamente, poderá escolher algo diferente se carregar com o botão direito no seu ecrã e carregar em "Configurar o ecrã..." no menu de contexto. Repare como poderá agora ver o nome dos criadores de cada papel de parede quando escolher um. Outro detalhe de personalização que poderá apreciar é que existe uma nova colecção de avatares fotográficos por onde escolher quando configurar o seu utilizador.

Avatares de Utilizadores Completamente Novos
Avatares de Utilizadores Completamente Novos

Algumas das alterações são mais subtis. Contudo, o espaço do painel, por exemplo, o elemento invisível que ajuda a colocar os componentes no painel, poderá agora centrar automaticamente os elementos e o Plasma 5.19 também incorpora um visual e uma área de cabeçalho consistentes para os elementos da bandeja, assim como nas notificações. Estas são coisas que poderá não reparar imediatamente, mas que contribuem para tornar a aparência do ambiente de trabalho mais atractiva do ponto de vista visual. Numa perspectiva semelhante, as aplicações do GTK3 aplicam imediatamente um novo esquema de cores acabado de seleccionar, as aplicações do GTK2 não tẽm mais problemas com cores e aumentámos o tamanho de letra monoespaçado de 9 para 10, tornando todo o texto mais simples de ler.

'Applets' da Bandeja Consistentes
'Applets' da Bandeja Consistentes

Actualizámos a aparência da 'applet' de reprodução multimédia na Bandeja do Sistema e, com base nisso, agora tem mais controlo sobre a visibilidade dos controlos de volume. As dicas do Gestor de Tarefas foram também ajustadas, os elementos do Monitor do Sistema foram remodelados do zero e as Notas Autocolantes receberam diversas melhorias de usabilidade.

Elementos de Monitorização do Sistema Remodelados
Elementos de Monitorização do Sistema Remodelados

Configuração do Sistema

Os utilizadores que desejam mais controlo no processo de indexação de ficheiros irão gostar das novas opções configuráveis de indexação de ficheiros para pastas individuais. Poderá desactivar por completo a indexação de ficheiros escondidos se o desejar. Se usar o Wayland, irá também gostar da nova opção que lhe permite configurar a velocidade de deslocamento do rato e do rato táctil.

O objectivo foi melhorar não só as funcionalidades, mas também a aparência e comportamento do Plasma, sendo que as páginas de configuração das Aplicações Predefinidas, Contas 'Online', Atalhos Globais, Regras do KWin e Serviços de Segundo Plano foram todas remodeladas e foram adicionadas diversas pequenas melhorias na configuração dos tipos de letra.

Páginas de Configuração Remodeladas
Páginas de Configuração Remodeladas

A melhoria da usabilidade em todo o lado é um dos objectivos principais do Plasma 5.19; por isso para facilitar o acesso á secção que necessita, quando invocar os módulos da Configuração do Sistema a partir do KRunner ou do lançador de aplicações, a aplicação da Configuração do Sistema é lançada com a página solicitada por si.

É Lançada a Aplicação Completa da Configuração do Sistema

Outras pequenas alterações que tornam melhor a sua vida são as de configuração do Ecrã, as quais mostram as proporções de tamanho da resolução de cada ecrã disponível; poderá também ter um controlo mais detalhado sobre a velocidade de animação dos seus efeitos do ecrã.

Centro de Informações

A consistência é um aspecto importante de um ambiente de trabalho bem desenhado, e é por isso que a aplicação do Centro de Informações foi remodelada com uma aparência e comportamento consistente com a Configuração do Sistema. O Centro de Informações ganhou também uma funcionalidade que lhe permite ver informações sobre as suas placas gráficas.

Centro de Informações Remodelado
Centro de Informações Remodelado

Gestor de Janelas KWin

O gestor de janelas KWin inclui o recorte de sub-superfícies. Isto reduz em grande medida as intermitências de muitas aplicações, causando menos incómodo aos seus olhos. De forma semelhante, os ícones nas barras de título foram também coloridos para se ajustarem ao esquema de cores, tornando-os mais simples de se ver.

Coloração dos Ícones na Barra do Título
Coloração dos Ícones na Barra do Título

A rotação do ecrã agora funciona no Wayland para usar em portáteis adaptáveis e com 'tablets'.

Discover

O Discover, a aplicação que lhe permite adicionar, remover e actualizar aplicações, tem uma nova funcionalidade que torna a remoção de repositórios Flatpak ainda mais simples. O Discover agora também mostra a versão da aplicação. Isto e útil, por exemplo, quando existir mais que uma versão da aplicação que procura. Poderá escolher a versão que contém as funcionalidades que deseja, ou então uma versão mais antiga mas mais estável, ou ainda a versão que funciona melhora na sua configuração.

Remoção de Repositórios Flatpak no Discover
Remoção de Repositórios Flatpak no Discover

KSysGuard

O nosso monitor do sistema KSysGuard fornecido com o Plasma 5.19 ganhou o suporte para os sistemas com mais de 12 núcleos de CPU.

Registo de alterações completo do Plasma 5.19

Apoiar o KDE

O KDE é uma comunidade de 'Software' Livre que existe e cresce apenas graças à ajuda de muitos voluntários que doam o seu tempo e esforço. O KDE está sempre à procura de novos voluntários e contribuições, sejam elas de código, documentação, traduções, promoção, monetárias, etc. Todas as contribuições são sinceramente bem-vindas e aceites de bom grado. Por favor leia a página de Apoio ao KDE para mais informações ou para se tornar um membro de suporte do KDE e.V., através da nossa nova iniciativa Juntar-se ao Jogo.

Acerca do KDE

O KDE é uma equipa tecnológica internacional que cria aplicações de 'software' livre e aberto para computadores e dispositivos móveis. Entre os produtos do KDE encontra-se um ambiente de trabalho moderno para as plataformas Linux e UNIX, pacotes de 'groupware' e produtividade no escritório, assim como centenas de aplicações de âmbitos diversos, que incluem aplicações Web e da Internet, multimédia, entretenimento, educação, gráficos e desenvolvimento aplicacional. As aplicações do KDE são traduzidas em mais de 60 línguas e está construído com princípios de facilidade de utilização e acessibilidade modernos em mente. As aplicações completas do KDE executam de forma nativa no Linux, BSD, Solaris, Windows e macOS.


Notas de Marcas Registadas. O KDE® e o logótipo do Ambiente de Trabalho K ® são marcas registadas do KDE e.V. O Linux é uma marca registada de Linus Torvalds. O UNIX é uma marca registada do Open Group nos Estados Unidos e noutros países. Todas as outras marcas registadas e direitos de cópia referidos neste anúncio são da propriedade dos seus respectivos donos.


Contactos de Imprensa

Para mais informações, envie-nos um e-mail:
press@kde.org