Anúncios de lançamentoPlasma 5.18.0 LTS

Também disponível em:

English | Català | Español | Euskara | Italiano | Português | Português brasileiro | Русский | Українська

Plasma 5.18
KDE Plasma 5.18

Terça-feira, 11 de fevereiro de 2020.

O Plasma 5.18 LTS foi lançado!

Uma nova versão do Plasma está disponível agora. O Plasma 5.18 inclui funcionalidades como notificações mais limpas, configurações simplificadas e um visual mais atraente. O Plasma 5.18 se tornou mais fácil e mais divertido ao mesmo tempo em que permite a você realizar mais tarefas de modo mais eficiente.

Além de todas essas coisas maravilhosas, o Plasma 5.18 também é um LTS. LTS significa "Long Term Support" (suporte de longo prazo) e portanto receberá atualizações de segurança e será mantido pelos contribuidores do KDE pelos próximos dois anos (versões regulares são mantidas por 4 meses). Isso quer dizer que, se estiver pensando em atualizar ou migrar sua escola, empresa ou organização para o Plasma, esta versão será sua melhor opção uma vez que você receberá a versão estável do Plasma junto das novas funcionalidades.

Plasma

O Plasma 5.18 está ainda mais amigável para o usuário com as novas funcionalidades que lhe permitem trabalhar, jogar e se expressar melhor. Veja o novo Seletor de emoji por exemplo: ele está sempre a duas teclas de distância, literalmente! Aperte Meta (a tecla Windows) e a tecla de ponto (.) e sua janela irá aparecer. Clique no ícone que melhor representa o que está sentindo e você pode colar o emoji no seu email, num post nas mídias sociais, numa mensagem de texto ou até mesmo no seu terminal.

Seletor de emoji

Você também pode ver o Seletor de emoji no lançador Kickoff, o botão de menu geralmente localizado no canto inferior esquerdo da tela. Ele consta na seção AplicativosUtilitários.

Outra mudança importante é o novo modo de Edição global. Foi-se a antiga caixa de ferramentas da área de trabalho, aquele menu que costuma ficar no canto superior direito de sua tela, tornando sua área de trabalho com mais espaço e mais organizada. Em seu lugar, introduzimos a barra de Edição global que pode ser ativada ao clicar com o botão direito numa região vazia e selecionar " Personalizar layout" no menu de contexto. A barra de Edição global aparece no topo da tela e te dá acesso a widgets, atividades (áreas de trabalho virtuais extras que podem ser configuradas diferentemente das suas áreas de trabalho virtuais comuns) e o conjunto de opções para configurar sua área de trabalho.

O novo modo de edição global

Prosseguindo com as melhorias no visual, o Plasma 5.18 vem com suporte a aplicativos GTK que usam client-side decorations (CSD). Os aplicativos agora exibem sombras corretamente e áreas de redimensionamento nas margens. Os aplicativos GTK agora herdam automaticamente as configurações do Plasma para fontes, ícones, cursor do mouse e mais.

Se precisar relaxar sua vista, há um novo widget na área de notificações que permite a você ativar a função de Cor noturna. Você também pode configurar atalhos de teclado para ativar ou desativar os modos Cor noturna ou Não perturbe.

Widget de cor noturna

Ainda na região da área de notificação, o widget de Volume do áudio agora tem um design mais compacto que torna mais simples escolher o dispositivo de áudio padrão. Os programas que estiverem reproduzindo áudio no Gerenciador de tarefas agora também exibem um novo indicador de volume clicável.

Botão de emudecer para cada aplicativo no Gerenciador de tarefas

Muitos outros detalhes sutis também contribuem para tornar o Plasma mais fluido e limpo, desde mudanças no widget de clima que permitem ver condições do ar até detalhes no lançador Kickoff que se tornou mais amigável para interfaces de toque e exibe um ícone de usuário circular ao invés de quadrado.

Notificações

A nova aparência, mais arredondada e fluida, também chegou para o indicador de tempo limite nas notificações, que agora é um círculo que envolve o botão de fechar, deixando as notificações mais compactas e com um visual moderno.

As mudanças nas notificações não são só estéticas, o Plasma agora exibe uma notificação caso um dispositivo Bluetooth conectado esteja prestes a descarregar. Elas também ganharam certa interatividade e a notificação de Arquivo baixado agora tem um ícone arrastável, você pode passar o arquivo facilmente para outros programas ou lugares.

Arrastar e compartilhar arquivos a partir das notificações

Configurações do sistema

Há várias coisas novas nas Configurações do sistema do Plasma 5.18. Primeiramente há as configurações do Comentários do usuário. Elas vem desativadas por padrão para proteger sua privacidade.

Além disso, fique seguro de que, caso deseje compartilhar informações sobre o seu sistema conosco, nenhuma das opções de compartilhamento enviará qualquer tipo de informação pessoal. Na verdade, a barra de Configurações dos comentários te permite decidir quanta informação você gostaria de compartilhar com os desenvolvedores do KDE. Eles então poderão usar essas informações para melhorar ainda mais o Plasma e adaptá-lo às suas necessidades.

Configurações do Comentários do usuário

Já que estamos falando de adaptar, se o Plasma é conhecido é devido à sua flexibilidade e em como ele pode ser adaptado para todos os gostos. Nós tornamos o processo de personalizar sua área de trabalho ainda mais agradável agora que as configurações de Estilo dos aplicativos foi refeita com visualização em grade. Isso torna mais fácil ver como seus aplicativos parecerão assim que você escolher seu estilo predileto.

Configurações de estilo dos aplicativos

A aparência da visualização em grade foi expandida para muitas outras áreas das Configurações do sistema. Agora, ao pesquisar por novos Temas globais para baixar, você poderá ver o melhor que há em todos os vários designs presentes.

Tema global: Obter coisas novas

Outro aspecto visual que você pode configurar são as animações das janelas. Nós adicionamos uma barra deslizante em Comportamento geral: puxe o deslizador completamente para a direita e as janelas aparecem instantaneamente. Puxe para a esquerda e elas aparecerão beeeeem lentamente da barra de tarefas. Sugerimos usar a opção Goldilocks e manter mais ou menos no meio. Assim haverá dicas visuais o suficiente para ver o que está acontecendo, mas nada tão lento que torne seu uso incômodo.

Caso ache essa quantidade de opções espantosa, não se preocupe: a função de pesquisa nas Configurações do sistema foram bastante melhoradas e irão ajudá-lo a achar rapidamente a função que você gostaria de alterar. Comece escrevendo na caixa acima da lista de opções e todas as opções não relacionadas irão desaparecer, deixando uma listagem contendo apenas as coisas em potencial que estiver procurando.

Discover

O Discover é o gerenciador de aplicativos gráfico do Plasma. Do Discover é possível instalar, remover e atualizar aplicativos e bibliotecas com apenas alguns cliques.

Quando você abrir o Discover no Plasma 5.18, o foco do cursor estará no campo de pesquisa, convidando você a procurar pelos programas que gostaria de instalar. E não são só aplicativos as coisas que você pode encontrar no Discover: você pode pesquisar por addons para o Plasma (como temas, telas de apresentação, cursores) e ler os comentários feitos pelos usuários de cada programa e ver o que os outros acham dele.

Plasma Discover

E mais

Por fim, nós melhoramos o desempenho geral do Plasma com placas gráficas e diminuímos o número de glitches visuais em aplicativos usando escala fracionada no X11. Nós também incluímos estatísticas de GPU da NVIDIA no KSysGuard.

O que há de novo desde o 5.12 LTS

Para quem estiver atualizando seu sistema com nosso último lançamento LTS (5.12), aqui estão algumas mudanças notáveis em dois anos de desenvolvimento:


Registro completo das alterações feitas no Plasma 5.18.0

Apoiando o KDE

O KDE é uma comunidade de Software livre que existe e cresce apenas com a ajuda de muitos voluntários que doam parte do seu tempo e esforço. O KDE está sempre procurando novos voluntários e contribuições, sejam elas de código, documentação, tradução, promoção, monetárias, etc. Todas as contribuições são apreciadas e bem-vindas. Por favor, leia a Página de apoio ao KDE para mais informações ou para se tornar um membro de suporte do KDE e.V., através da nossa iniciativa Junte-se ao jogo.

Sobre o KDE

KDE é uma equipe tecnológica internacional que cria software livre e aberto para computadores e dispositivos móveis. Entre os produtos do KDE encontra-se um ambiente de trabalho moderno para as plataformas Linux e UNIX, pacotes de groupware e produtividade de escritório, assim como centenas de aplicativos para diversas finalidades, que incluem aplicativos Web e da Internet, multimídia, entretenimento, educação, gráficos e desenvolvimento de programas. O KDE é traduzido para mais de 60 idiomas e está construído com base em modernos princípios de usabilidade e acessibilidade. Os aplicativos do KDE executam nativamente no Linux, BSD, Solaris, Windows e Mac OS X.


Informações sobre Marcas Registradas. O KDE® e o logotipo do K Desktop Environment® são marcas registradas do KDE e.V. Linux é uma marca registrada de Linus Torvalds. UNIX é uma marca registrada do Open Group nos Estados Unidos e em outros países. Todas as outras marcas registradas e direitos autorais citados neste anúncio são de propriedade dos seus respectivos proprietários.


Contatos de imprensa

Para mais informações, envie um e-mail para nós:
press@kde.org