Anúncios de LançamentosPlasma 5.17.0

Também disponível em:

English | Català | Español | Nederlands | Português | Русский | Українська

Plasma 5.17 Beta
Plasma 5.17 do KDE

Terça, 15 de Outubro de 2019.

Saiu o Plasma 5.17!

O Plasma 5.17 é a versão onde o ambiente de trabalho antecipa as suas necessidades. A Cor Nocturna, o sistema de regulação de cores que relaxa os seus olhos à medida que o Sol se põe, chegou também ao X11. O seu ambiente de trabalho do Plasma também reconhece quando você está a fazer uma apresentação, parando o aparecimento das mensagens de notificação a meio da sua apresentação. Se estiver a usar o Wayland, o Plasma agora vem com escalas fraccionárias, o que significa que poderá ajustar o tamanho de todos os elementos, janelas, tipos de letra e painéis do seu ambiente de trabalho de forma perfeita ao seu monitor da HiDPI.

A melhor parte? Todas estas melhorias não sobrecarregam o seu 'hardware'! O Plasma 5.17 é tão leve e criterioso com os recursos como sempre.

Continue a ler para conhecer mais funcionalidades, melhorias e coisas boas, ou siga em frente e transfira o Plasma 5.17.

Plasma

Primeiro que tudo, o Plasma agora inicia-se ainda mais depressa! Entre muitas outras optimizações, os programas de arranque foram convertidos de Bash (uma linguagem lenta e interpretada) para C++ (uma linguagem rápida e compilada), podendo agora correr de forma assíncrona. Isto significa que podem correr várias tarefas em simultâneo, em vez de ter de as executar uma a seguir à outra. Em resultado disso, o tempo que leva desde o ecrã de autenticação até ao ambiente de trabalho estar totalmente carregado reduziu de forma significativa.

Assim que tiver carregado o seu ambiente de trabalho Plasma, irá reparar algumas alterações na área das notificações, perto da bandeja do sistema. Uma dessas alterações, como foi mencionado acima, é a capacidade de impedir a interrupção das apresentações com notificações a aparecer. Para conseguir isso, o modo "Não Incomodar" fica automaticamente activo quando replicar os ecrãs. O elemento de Notificações também recebeu novas funcionalidades, mostrando agora uma campainha quando se receberem novas notificações, em vez de um círculo com um número. Isto torna o significado do ícone mais óbvio e a sua aparência mais arrumada, dado que o ícone anterior tendia a ficar desarrumado quando o número de notificações era elevado.

Ainda na bandeja do sistema, irá descobrir um suporte bastante melhorado para as autenticações em redes WiFi públicas. Também irá descobrir que poderá configurar o volume máximo para os seus dispositivos de áudio para ficar abaixo de 100%.

Foi melhorada a interacção com a edição de elementos, tornando-os mais fáceis de mover e dimensionar, em particular com dispositivos tácteis. Também há algo de novo no Gestor de Tarefas. Foi adicionado um novo comportamento com o botão do meio do rato no Gestor de Tarefas. Se carregar com o botão do meio sobre um tarefa de uma aplicação em execução, irá abrir uma nova instância da aplicação. Contudo, se passar o cursor do rato sobre a tarefa e aparecer a sua miniatura, ao carregar com o botão do meio na mesma irá fechar essa instância da aplicação.

Melhoria do elemento gráfico de Notificações e da interacção com a edição dos elementos gráficos
Melhoria na edição dos elementos gráficos

Tanto o KRunner (o elemento de pesquisa-e-execução do Plasma que pode activar com o Alt + Espaço) como o Kickoff (menu Iniciar do Plasma) conseguem agora converter as fracções das unidades para outras unidades. Isto permite-lhe, por exemplo, escrever "3/16 polegadas" no campo de texto e o KRunner e o Kickoff irá mostrar "4,7625 mm" como um dos resultados. Outra novidade é que a secção de documentos recentes do Kickoff agora funciona com as aplicações do GNOME/GTK. A aparência em páginas do Kickoff, que tinha problemas com os painéis verticais, foi agora corrigida. No que diz respeito às notas autocolantes, a colagem de texto sobre elas agora retira a formatação por omissão.

O KRunner agora converte unidades fraccionárias
O KRunner agora converte unidades fraccionárias

O fundo do seu ecrã é mais configurável no Plasma 5.17, dado que poderá agora escolher a ordem das imagens no papel de parede Apresentação, em vez de ser sempre aleatório. Outra funcionalidade gira é uma nova fonte de papéis de parede com a imagem-do-dia, com a cortesia da Unsplash. A imagem do dia da Unsplash também lhe permite escolher a categoria que deseja apresentar, pelo que poderá escolher entre Design, Natal, Praia, Carros, Galáxia, entre outros.

Imagem do Dia do Unsplash
Imagem do Dia do Unsplash

Configuração do Sistema: Thunderbolt, Cor Nocturna em X11 e Interfaces Remodeladas

A modificação do papel de parede não é a única forma de alterar a aparência do seu ecrã no Plasma 5.17. A funcionalidade da Cor Nocturna, implementada para o Wayland logo desde o Plasma 5.11, está agora disponível também para o X11. A Cor Nocturna muda subtilmente a matiz e o brilho dos elementos no seu ecrã à medida que vai ficando escuro, diminuindo o brilho e tornando-se mais relaxantes para os seus olhos. Esta funcionalidade providencia uma interface do utilizador moderna e redesenhada no Plasma 5.17, podendo ser invocada manualmente na Configuração ou com um atalho do teclado.

A configuração da Cor Nocturna agora também está disponível no X11
A configuração da Cor Nocturna agora também está disponível no X11

Falando em configurações das cores, a página de configurações avançadas permite-lhe aplicar o esquema de cores do Plasma, as configurações de tipos de letra, temas de ícones, entre outras, de um dado utilizador no ecrã de autenticação, de forma a garantir que está consistente com o resto do seu ecrã.

A interface de Configuração foi remodelada de um modo geral, e foram actualizadas e melhoradas as interfaces de utilizador dos Ecrãs, Energia, Actividades, Ecrã Inicial, Efeitos do Ecrã, Bloqueio do Ecrã, Extremos do Ecrã, Ecrã Táctil e do Comportamento das Janelas, bem como a página de configuração avançada do SDDM.

Também foram adicionadas funcionalidades novas à Configuração do Sistema, como o novo painel de gestão e configuração dos dispositivos Thunderbolt. Como sempre, os pequenos detalhes também contam e assim oferece uma melhor experiência do utilizador. Um exemplo disso é que reorganizámos e mudámos o nome de algumas janelas da Configuração do Sistema na secção de Aparência, assim como foi disponibilizada mais alguma informação básica do sistema na Configuração do Sistema.

Configuração de dispositivos Thunderbolt
Configuração de dispositivos Thunderbolt

O Plasma 5.17 será ainda mais fácil de usar, graças à nova funcionalidade de acessibilidade que lhe permite mover o cursor com o teclado, quando estiver a usar a Libinput. Para o ajudar a poupar energia, foi adicionada uma funcionalidade para 'suspender por algumas horas e depois hibernar', bem como uma opção para atribuir um atalho global para desligar o ecrã.

Sendo uma prioridade nossa a melhoria da aparência e comportamento do Plasma 5.17 por todo o lado, foram feitas algumas alterações para atingir esse objectivo. Por exemplo, fizemos com que o tema Brisa do GTK respeite o seu esquema de cores seleccionado. As páginas activas e inactivas no Google Chrome e no Chromium agora têm um visual distinto e os contornos das janelas estão agora desligados por omissão. Foi também dada uma aparência mais moderna às barras laterais das janelas de configuração.

Os contornos das janelas agora estão desligados por omissão
Os contornos das janelas agora estão desligados por omissão

Monitor do Sistema

O Monitor do Sistema do Plasma - o KSysGuard - ajuda-o a manter uma vista de olhos sobre o seu sistema, tornando-se mais fácil capturar os processos que consomem o seu CPU ou que preenchem a sua RAM. No Plasma 5.17, o KSysGuard consegue agora mostrar os detalhes do CGroup, permitindo-lhe ver os limites dos contentores. Também poderá ver se um dado processo está a ocupar a sua rede, dado que o KSysGuard mostra as estatísticas de utilização da rede para cada processo.

CGroups no Monitor do Sistema
CGroups no Monitor do Sistema

Discover

O Discover, o gestor de aplicações do Plasma que lhe permite instalar, remover e actualizar as aplicações de forma simples, foi também melhorado. Agora inclui barras de progresso e imagens rotativas em várias partes da interface para indicar informações de progresso. Também foram colocados ícones na barra lateral e foram adicionados ícones para as aplicações de Snap. Para o ajudar a diagnosticar potenciais problemas, o Discover vem com melhores mensagens de erro 'Sem ligação' no Plasma 5.17.

O Discover agora tem ícones na barra lateral
O Discover agora tem ícones na barra lateral

KWin: Gestão de Janelas Melhorada

Uma das funcionalidades novas principais do Plasma 5.17 é que os factores de escala fraccionários também são suportados no Wayland. Isto significa que poderá ajustar o seu ecrã para caber perfeitamente no seu monitor HiDPI -- não fica mais com tipos de letra e ícones minúsculos (ou gigantes) nos monitores 4K! Outras funcionalidades que aparecem no Wayland incluem a capacidade de dimensionar as janelas com barras de cabeçalho do GTK a partir dos extremos das janelas, assim como a melhoria do comportamento do deslocamento (a roda do rato irá sempre deslocar o número correcto de linhas).

Uma funcionalidade que tem o seu regresso no Plasma 5.17 é a capacidade de fechar as janelas no efeito do ecrã Apresentação das Janelas com o botão do meio. Também terá a opção de aplicar a configuração do sistema à organização actual dos ecrãs ou a todas as organizações de ecrãs.

Se estiver a usar o sistema de janelas X11, poderá então associar a tecla Meta (“Super” ou “Windows”) e outra tecla qualquer como um atalho para mudar entre as janelas abertas, em vez de usar o Alt + Tab, que tem sido a configuração por omissão nos últimos anos.

Em Homenagem ao Guillermo Amaral

A série do Plasma 5.17 é dedicada ao nosso amigo Guillermo Amaral. O Guillermo era um programador do KDE entusiasta que se descrevia correctamente como um 'engenheiro incrível, bonito, multi-disciplinar e auto-didacta'. Ele trouxe alegria a todos os que o conheceram. Ele perdeu a sua batalha contra o cancro no último Verão, mas será recordado como um amigo por todos os que ele conheceu.

Guillermo Amaral
Guillermo Amaral
Registo de alterações completo do Plasma 5.17.0

Apoiar o KDE

O KDE é uma comunidade de 'Software' Livre que existe e cresce apenas graças à ajuda de muitos voluntários que doam o seu tempo e esforço. O KDE está sempre à procura de novos voluntários e contribuições, sejam elas de código, documentação, traduções, promoção, monetárias, etc. Todas as contribuições são sinceramente bem-vindas e aceites de bom grado. Por favor leia a página de Apoio ao KDE para mais informações ou para se tornar um membro de suporte do KDE e.V., através da nossa nova iniciativa Juntar-se ao Jogo.

Acerca do KDE

O KDE é uma equipa tecnológica internacional que cria aplicações de 'software' livre e aberto para computadores e dispositivos móveis. Entre os produtos do KDE encontra-se um ambiente de trabalho moderno para as plataformas Linux e UNIX, pacotes de 'groupware' e produtividade no escritório, assim como centenas de aplicações de âmbitos diversos, que incluem aplicações Web e da Internet, multimédia, entretenimento, educação, gráficos e desenvolvimento aplicacional. As aplicações do KDE são traduzidas em mais de 60 línguas e está construído com princípios de facilidade de utilização e acessibilidade modernos em mente. As aplicações completas do KDE executam de forma nativa no Linux, BSD, Solaris, Windows e Mac OS X.


Notas de Marcas Registadas. O KDE® e o logótipo do Ambiente de Trabalho K ® são marcas registadas do KDE e.V. O Linux é uma marca registada de Linus Torvalds. O UNIX é uma marca registada do Open Group nos Estados Unidos e noutros países. Todas as outras marcas registadas e direitos de cópia referidos neste anúncio são da propriedade dos seus respectivos donos.


Contactos de Imprensa

Para mais informações, envie-nos um e-mail:
press@kde.org