KDE • Community • Announcements
DOAÇÕES (Por quê?)
paypal

Primeira versão do KDE Frameworks 5

Também disponível em:

English | Català | Español | Nederlands | Polski | Português | Português brasileiro | Svenska | Українська

7 de julho de 2014. O KDE Community orgulha-se em anunciar o KDE Frameworks 5.0. Frameworks 5 é a próxima geração das bibliotecas do KDE, modulares e otimizadas para uma integração simples com aplicativos em Qt. Os Frameworks oferecem uma grande variedade de funcionalidades comuns em bibliotecas maduras, revistas e bem testadas com licenças amigáveis. Existem cerca de 50 Frameworks diferentes nesta versão, oferecendo soluções que incluem a integração com o hardware, suporte para formatos de arquivos, widgets adicionais, funções de gráficos, verificação ortográfica, entre outras. Muitos Frameworks são multiplataforma e têm pouca ou nenhuma dependência extra, tornando-os simples de compilar e adicionar a qualquer aplicativo em Qt.

KDE Frameworks representa um esforço para remodelar as poderosas bibliotecas do KDE Platform 4 em um conjunto de módulos independentes e multiplataforma, que estão disponíveis para todos os desenvolvedores, de forma a acelerar e reduzir o custo do desenvolvimento em Qt. Cada Frameworks é multiplataforma, bem documentado e testado e sua utilização será familiar para os programadores em Qt, seguindo o estilo e padrões impostos pelo Projeto Qt. Os Frameworks são desenvolvidos segundo o modelo de governança do KDE, com um calendário de versões previsível, um processo de contribuições claro, independente de fornecedores e com uma licença flexível (LGPL).

Os Frameworks têm uma estrutura clara de dependências, divididas em Categorias e Tiers. As Categorias dizem respeito às dependências em tempo de execução:

  • Os elementos Funcionais não têm dependências em tempo de execução.
  • A Integração define o código que poderá precisar de algumas dependências em tempo de execução, para integração com o sistema operacional ou a plataforma.
  • As Soluções têm dependências em tempo de execução obrigatórias.
Os Tiers se referem às dependências de outros frameworks durante a compilação. Os Frameworks Tier 1 não têm dependências dentro do Frameworks e só precisam do Qt e de outras bibliotecas relevantes. Os Frameworks Tier 2 podem depender apenas do Tier 1. Os Frameworks Tier 3 podem depender de outros Frameworks Tier 3, assim como do Tier 2 e Tier 1.

A transição da Plataforma para o Frameworks está em andamento há cerca de 3 anos, guiada pelos principais desenvolvedores do KDE. Aprenda mais sobre o Frameworks 5 neste artigo do ano passado.

Destaques

Há mais de 50 Frameworks atualmente disponíveis. Consulte a lista completa na documentação online da API. Abaixo, disponibilizamos alguns exemplos de funcionalidades que os Frameworks oferecem aos desenvolvedores de aplicativos em Qt.

KArchive oferece suporte para muitos codecs de compressão populares, em uma biblioteca de extração e arquivamento independente, cheio de recursos e fácil de usar. Apenas alimente-a com arquivos; não há necessidade de reinventar uma função de arquivamento em seu aplicativo baseado no Qt!


ThreadWeaver oferece uma API de alto nível para gerenciar threads de processamento usando interfaces baseadas em tarefas e filas de execução. Permite o escalonamento simples da execução de threads, indicando as dependências entre elas e executando-as à medida que essas dependências forem satisfeitas, simplificando, de forma significativa, o uso de várias threads.


KConfig é um framework para lidar com armazenamento e consulta de definições de configuração. Oferece uma API orientada por grupos. Ele funciona com arquivos INI e diretórios em cascata compatíveis com o XDG. Ele gera código com base em arquivos XML.


Solid oferece a detecção do hardware e pode informar a um aplicativo sobre os dispositivos e volumes de armazenamento, CPU, status da bateria, gerenciamento de energia, status e interfaces de rede e Bluetooth. Para partições criptografadas, energia e gerenciamento de rede, é necessário executar alguns serviços (daemons).


KI18n adiciona suporte do Gettext aos aplicativos, tornando mais fácil integrar o fluxo de trabalho de traduções de aplicativos em Qt na infraestrutura geral de traduções dos diversos projetos.


Como começar

No Linux, recomendamos usar os pacotes da sua distribuição favorita para obter acesso ao KDE Frameworks.

A compilação a partir do código-fonte é possível com os comandos básicos cmake .; make; make install. Para um framework Tier 1 individual, esta será provavelmente a solução mais simples. Para as pessoas interessadas em contribuir para os frameworks ou acompanhar a evolução do desenvolvimento do conjunto completo, recomendamos usar o kdesrc-build.

Frameworks 5.0 requer o Qt 5.2. Ele representa a primeira de uma série planejada de versões mensais, que disponibilizarão as melhorias para os desenvolvedores de uma forma rápida e previsível.

A equipe está trabalhando para fornecer uma listagem detalhada de todo o Frameworks e bibliotecas de terceiros em inqlude.org, o arquivo catalogado de bibliotecas do Qt. Uma lista completa com a documentação da API está disponível em api.kde.org.

Contribua

As pessoas interessadas em acompanhar e contribuir para o desenvolvimento dos Frameworks poderão obter os repositórios git, seguir as discussões na lista de e-mails KDE Frameworks Development e contribuir com alterações no quadro de revisões (Review Board). As políticas, o estado atual e os planos do projeto estão disponíveis na wiki dos Frameworks. As discussões em tempo-real são feitas no canal de IRC #kde-devel no freenode.net.

Você pode discutir e compartilhar ideias sobre esta versão na seção de comentários do artigo do Dot.

Apoiando o KDE

O KDE é uma comunidade de Software Livre que existe e cresce apenas com a ajuda de muitos voluntários que doam o seu tempo e esforço. O KDE está sempre procurando novos voluntários e contribuições, sejam elas de código, documentação, tradução, promoção, monetárias, etc. Todas as contribuições são apreciadas e bem-vindas. Por favor, leia a Página de doações para mais informações ou para se tornar um membro de suporte do KDE e.V., através da nossa nova iniciativa Junte-se ao Jogo.

Sobre o KDE

KDE é uma equipe tecnológica internacional que cria software livre e aberto para computadores e dispositivos móveis. Entre os produtos do KDE encontra-se um ambiente de trabalho moderno para as plataformas Linux e UNIX, pacotes de groupware e produtividade de escritório, assim como centenas de aplicativos para diversas finalidades, que incluem aplicativos Web e da Internet, multimídia, entretenimento, educação, gráficos e desenvolvimento de programas. O KDE é traduzido para mais de 60 idiomas e está construído com base em modernos princípios de usabilidade e acessibilidade. Os aplicativos do KDE executam nativamente no Linux, BSD, Solaris, Windows e Mac OS X.


Informações sobre Marcas Registradas. O KDE® e o logotipo do K Desktop Environment® são marcas registradas do KDE e.V. Linux é uma marca registrada de Linus Torvalds. UNIX é uma marca registrada do Open Group nos Estados Unidos e outros países. Todas as outras marcas registradas e direitos autorais referidos neste anúncio são de propriedade dos seus respectivos proprietários.


Contatos de Imprensa

África
AJ Venter
Unit 7B Beauvallon Village
13 Sandown Road
West Beach
Cidade do Cabo
7441
África do Sul
Telefone: +27 83 455 9978
info-africa@kde.org
Ásia
Pradeepto Bhattacharya
A-4 Sonal Coop. Hsg. Society
Plot-4, Sector-3,
New Panvel,
Maharashtra.
Índia 410206
Telefone: +91-9821033168
info-asia@kde.org
Europa
Sebastian Kügler
Meloenstraat 17
6543 ZE Nijmegen
Holanda
Telefone: +31-6-48370928
info-europe@kde.org
América do Norte
Jeff Mitchell
21 Kinross Rd. #2
Brighton, MA 02135
E.U.A
Telefone: +1 (762) 233-4KDE (4533)
info-northamerica@kde.org
Oceania
Hamish Rodda
11 Eucalyptus Road
Eltham VIC 3095
Austrália
Telefone: (+61)402 346684
info-oceania@kde.org
América do Sul
Helio Chissini de Castro
R. Júlio Dias 614, apto 301
Florianópolis/SC 88080-060
Brasil
Telefone: +55(48)8806-0858
info-southamerica@kde.org

Links de navegação global