KDE • Community • Announcements
DOAÇÕES (Por quê?)
paypal

Previsão Tecnológica do Frameworks 5

Também disponível em:

English | Català | Catalan (Valencian) | Deutsch | Español | Suomi | Nederlands | Polski | Português | Português brasileiro | Русский | Svenska | Українська

Colaboração entre Qt e KDE 7 de janeiro de 2014. A Comunidade KDE orgulha-se em anunciar uma Previsão Tecnológica do KDE Frameworks 5. O Frameworks 5 é o resultado de quase três anos de planejamento, modularização, revisão e migração de um conjunto de bibliotecas anteriormente conhecidas por KDElibs ou KDE Platform 4, em um conjunto de Extensões do Qt com bibliotecas separadas e com dependências e capacidades bem definidas, prontas para serem usadas com o Qt 5. Isto dá ao ecossistema do Qt um poderoso conjunto de bibliotecas acessórias que oferecem funcionalidades adicionais para uma grande variedade de tarefas e plataformas, baseadas em mais de 15 anos de experiência do KDE na criação de aplicativos. Agora, o Frameworks está completo e disponível como Previsão Tecnológica e espera-se uma versão final para o primeiro semestre de 2014. No momento, algumas extensões da Previsão Tecnológica (em especial, o KArchive e o Threadweaver) estão em estágio de desenvolvimento mais avançado que outras.

O que é Frameworks 5?

No momento, as bibliotecas do KDE são a base de código comum para (quase) todos os aplicativos do KDE. Elas oferecem a funcionalidade de alto nível, como as barras de ferramentas e menus, a verificação ortográfica e o acesso aos arquivos. Atualmente, o módulo 'kdelibs' é distribuído como um conjunto único de bibliotecas interligadas. Através do esforço para o KDE Frameworks, essas bibliotecas foram reorganizadas de forma metódica, em um conjunto de bibliotecas independentes e multiplataforma que estarão disponíveis imediatamente para todos os desenvolvedores do Qt.

O KDE Frameworks — projetado como extensões do Qt — irá enriquecer o Qt como um ambiente de desenvolvimento com bibliotecas que simplificam, aceleram e reduzem o custo de desenvolvimento em Qt. O Frameworks elimina a necessidade de reinventar funções-chave.

A transição do Platform para o Frameworks estava em andamento ao longo dos últimos três anos e foi implementada por uma equipe de aproximadamente 20 desenvolvedores (pagos e voluntários), tendo suporte ativo por quatro empresas. O Frameworks 5 consiste de 57 módulos: 19 bibliotecas independentes do Qt que não têm quaisquer dependências; 9 que necessitam de bibliotecas que por si só são independentes; e 29 com cadeias de dependências mais significativas. O Frameworks foi desenvolvido com base na Política do Frameworks, em um processo aberto e independente.

Este artigo das Notícias do KDE tem mais detalhes sobre o Frameworks 5.

Disponível hoje

A previsão tecnológica disponível hoje contém todos os 57 módulos que fazem parte do Frameworks 5. Desses, dois têm um nível de maturidade que demonstra a direção do Frameworks: o ThreadWeaver e o KArchive. Os desenvolvedores estão convidados a experimentar todos os módulos e dar as suas opiniões (e correções) para que todos atinjam o mesmo nível de maturidade.

O KArchive oferece suporte para muitos codecs de compressão conhecidos, em uma poderosa biblioteca de extração e arquivamento de arquivos, simples de usar e independente. Basta passar-lhe arquivos; não há necessidade de reinventar uma função de arquivo no seu aplicativo baseado no Qt! O ThreadWeaver oferece uma API de alto nível para gerenciar tarefas de processamento usando interfaces baseadas em tarefas e filas de execução. Permite o escalonamento simples da execução de tarefas, indicando as dependências entre elas e executando-as à medida que essas dependências forem satisfeitas, simplificando, de forma significativa, o uso de várias tarefas de processamento. Essas funcionalidades já estão prontas e disponíveis para uso.

Aqui você encontra uma lista completa do Frameworks; os pacotes com o código atual podem ser baixados. Os arquivos binários também estão disponíveis.

Visão geral do KDE Frameworks (trabalho em curso!)

A equipe está trabalhando para fornecer uma listagem detalhada de todo o Frameworks e bibliotecas de terceiros em inqlude.org, o arquivo catalogado de bibliotecas do Qt. Cada item inclui uma árvore de dependências. Os diagramas de dependências podem ser encontrados aqui.

Trabalhando para ter uma versão final

A equipe fará lançamentos mensais com uma versão beta planeada para a primeira semana de abril e a versão final no início de junho.

Os planos para esse período incluem a limpeza da infraestrutura, a integração com o QMake e o pkg-config para usuários que não utilizam o CMake, o fornecimento de contribuições para a versão oficial do CMake e a finalização da limpeza e revisão da API. O Frameworks 5 estará aberto para alterações na API até a versão beta, em abril.

As pessoas interessadas em acompanhar o progresso poderão obter os repositórios git, seguir as discussões na lista de e-mails KDE Frameworks Development e contribuir com alterações no quadro de revisões (Review Board). As políticas, o estado atual e os planos do projeto estão disponíveis na wiki do Frameworks. As discussões em tempo-real são feitas no canal de IRC #kde-devel no freenode.net.

Discuta, espalhe a palavra e veja o que está acontecendo: Marque como "KDE"

O KDE incentiva as pessoas a espalharem a palavra na Web social. Envie histórias para páginas de notícias, use canais como o delicious, digg, reddit, twitter, identi.ca. Envie imagens para serviços como o Facebook, Flickr, ipernity e Picasa, publicando-as nos grupos apropriados. Crie screencasts e envie-os para o YouTube, Blip.tv e Vimeo. Por favor, marque as publicações e materiais enviados com "KDE". Isto torna-os muito fáceis de localizar, permitindo que a Equipe de Promoção do KDE analise a cobertura dos lançamentos das versões do KDE.

Você poderá discutir esta história de notícias no Dot, a página de notícias do KDE.

Siga o que está acontecendo na fonte de notícias direta do KDE. Este serviço agrega a atividade em tempo-real no identi.ca, twitter, youtube, flickr, picasaweb, blogs e outras páginas sociais. A fonte direta pode ser encontrada em buzz.kde.org.

microbuttons

Apoiando o KDE

Junte-se ao Jogo

O novo programa de Membros de Suporte do KDE e.V. está agora aberto. Com €25 por trimestre, você poderá garantir que a comunidade internacional do KDE continue a crescer, tornando-o um Software Livre em nível mundial.


 

Links de navegação global