KDE • Community • Announcements
DOAR (Porquê?)
paypal

Antevisão da Tecnologia das Plataformas 5

Também disponível em:

English | Català | Catalan (Valencian) | Deutsch | Español | Suomi | Nederlands | Polski | Português | Português brasileiro | Русский | Svenska | Українська

Colaboração entre o Qt e o KDE 7 de Janeiro de 2014. A Comunidade do KDE orgulha-se em anunciar uma antevisão tecnológica das Plataformas 5. As Plataformas 5 são o resultado de quase três anos a planear, modularizar, rever e a transformar o conjunto de bibliotecas anteriormente conhecidas por KDElibs ou Plataforma do KDE 4 num conjunto de Extensões do Qt com dependências e capacidades bem definidas, prontas a usar no Qt 5. Isto dá ao ecossistema do Qt um conjunto poderoso de bibliotecas acessórias que oferecem funcionalidades adicionais para uma grande variedade de tarefas e plataformas, baseadas nos cerca de 15 anos de experiência do KDE na criação de aplicações. Hoje em dia, todas as Plataformas estão disponíveis no modo de Antevisão Tecnológica; espera-se uma versão final para a primeira metade de 2014. Algumas extensões da Antevisão Tecnológica (de notar o KArchive e o Threadweaver) estão mais maduras que outras nesta altura.

O que são as Plataformas 5?

As bibliotecas do KDE são de momento a base de código comum para (quase) todas as aplicações do KDE. Elas oferecem a funcionalidade de alto-nível, como as barras de ferramentas e menus, a verificação ortográfica e o acesso aos ficheiros. De momento, as 'kdelibs' são distribuídas como um conjunto único de bibliotecas interligadas. Através do esforço das Plataformas do KDE, estas bibliotecas foram reorganizadas de forma metódica num conjunto de módulos independentes e multi-plataforma que estarão disponíveis imediatamente para todos os programadores do Qt.

As Plataformas do KDE—desenhadas como extensões do Qt—irão enriquecer o Qt como um ambiente de desenvolvimento com funções que simplificam, aceleram e reduzem o custo do desenvolvimento em Qt. As Plataformas eliminam a necessidade de reinventar funções-chave.

A transição da Plataforma para as Plataformas tem estado em curso ao longo de três anos e é implementada por uma equipa de cerca de 20 programadores (pagos e voluntários), sendo suportada activamente por quatro empresas. As Plataformas 5 consistem em 57 módulos: 19 extensões independentes do Qt que não têm quaisquer dependências; 9 que necessitam de bibliotecas por si só independentes e 29 com cadeias de dependências mais significativas. As Plataformas são desenvolvidas com base na Política de Plataformas, num processo aberto e independente do fornecedor.

Este artigo das Notícias do KDE tem mais detalhes sobre as Plataformas 5.

Disponível hoje

A antevisão tecnológica disponível hoje contém todos os 57 módulos que fazem parte das Plataformas 5. Destas, duas têm um nível de maturidade que demonstra a direcção das Plataformas: o ThreadWeaver e o KArchive. Os programadores estão convidados a experimentar todos os módulos e dar as suas opiniões (e correcções) para que todas atinjam o mesmo nível de maturidade.

O KArchive (uma das Plataformas mais maduras actualmente) oferece o suporte para muitas das codificações de compressão conhecidas numa biblioteca de arquivo e extracção de ficheiros poderosa, simples de usar e independente. Basta passar-lhe ficheiros; não há necessidade de reinventar uma função de arquivo para a sua aplicação baseada no Qt! O ThreadWeaver oferece uma API de alto-nível para gerir tarefas de processamento com base em interfaces baseadas em tarefas e filas de execução. Permite o escalonamento simples da execução de tarefas, indicando as dependências entre as tarefas e executando-as à medida que essas dependências vão sendo satisfeitas, simplificando em grande medida o uso de várias tarefas de processamento. Estas funcionalidades estão disponíveis desde já para o seu uso em produção.

Aqui está uma lista completa das Plataformas; os pacotes com o código actual podem ser obtidos aqui. Também estão disponíveis pacotes de binários.

Visão Geral das Plataformas do KDE (trabalho em curso!)

A equipa está a trabalhar de momento para fornecer uma listagem detalhada de todas as bibliotecas das plataformas e de terceiros em inqlude.org, o arquivo catalogado de bibliotecas do Qt. Cada elemento inclui uma árvore de dependências. Os diagramas de dependências podem ser encontrados aqui.

Trabalhar para uma versão final

A equipa fará lançamentos mensais com uma versão beta planeada para a primeira semana de Abril e com uma versão final no início de Junho.

Os planos para este período incluem a limpeza da infra-estrutura, a integração com o QMake e o pkg-config para os utilizadores de outras coisas que não o CMake, o fornecimento de contribuições para a versão oficial do CMake e uma ronda final de limpezas e revisões da API. As Plataformas 5 estarão abertas a mudanças na API até à beta em Abril.

As pessoas interessadas em seguir a evolução poderão obter os repositórios de Git, seguir as discussões na lista de correio de Desenvolvimento das Plataformas do KDE e contribuir com alterações no quadro de revisões. As políticas, o estado actual e os planos do projecto estão disponíveis na 'wiki' das Plataformas. As discussões em tempo-real tomam lugar no canal de IRC #kde-devel no freenode.net.

Discuta, Espalhe a Palavra e Veja o Que se Passa: Marque como "KDE"

O KDE encoraja as pessoas a passarem palavra na Web social. Envie histórias para páginas de notícias, use canais como o delicious, digg, reddit, twitter, identi.ca. Envie imagens para serviços como o Facebook, Flickr, ipernity e Picasa, publicando-as nos grupos apropriados. Crie capturas do ecrã por vídeo e envie-as para o YouTube, Blip.tv e Vimeo. Por favor, marque as publicações e itens enviados como "KDE". Isto torna-as muito fáceis de descobrir, permitindo à equipa de Promoção do KDE uma forma de analisar a cobertura da plataforma KDE.

Poderá discutir esta história de notícias no Dot, a página de notícias do KDE.

Siga o que se passa na fonte de notícias do KDE em directo. Este serviço agrega a actividade em tempo-real no identi.ca, twitter, youtube, flickr, picasaweb, blogs e noutros sítios sociais. A fonte em directo poderá ser encontrada em buzz.kde.org.

microbuttons

Apoiar o KDE

Junte-se ao Jogo

O novo programa de Membros de Suporte do KDE e.V. está agora aberto. Com €25 por trimestre, poderá garantir que a comunidade internacional do KDE continue a crescer, tornando-o um 'Software' Livre a nível mundial.


 

Itens de navegação global