KDE • Community • Announcements
DONATE (Why?)
paypal

O KDE disponibiliza a primeira versão Beta da próxima geração do Plasma Workspace

Também disponível em:

English | Català | Español | Nederlands | Polski | Português | Português brasileiro | Svenska | Українська

Plasma Next

14 de maio de 2014. O KDE lança hoje a primeira versão Beta da nova geração do espaço de trabalho Plasma. A equipe do Plasma gostaria de pedir à grande comunidade do Software Livre para testar esta versão e enviar suas sugestões. O Plasma Next é desenvolvido em QML e funciona sobre uma plataforma gráfica acelerada por hardware que usa o Qt 5, o QtQuick 2 e uma cena gráfica de OpenGL(-ES). O Plasma Next oferece uma experiência da base do ambiente de trabalho que será simples e familiar para os usuários atuais dos ambientes de trabalho do KDE ou às ofertas alternativas de Software Livre ou proprietário. Você pode encontrar mais detalhes sobre a próxima versão do Plasma Next no anúncio da versão alfa. O Plasma Next está planejado para ser lançado no início de julho.

Principais alterações

Menu do Kicker no Plasma Next

Desde a versão alfa, foi efetuada uma grande quantidade de alterações. Muitas delas são obviamente pequenas, mas são importantes correções de erros, estabilidade e performance. Há também importantes alterações, por exemplo, a introdução de um novo item de Menu de Aplicativos, que é uma reimplementação do que originalmente apareceu como sendo o 'Homerun Kicker', do pacote 'homerun'. Veja esta recente mensagem sobre o Homerun. O Homerun provou ser bastante popular e algumas distribuições passaram a usá-lo por padrão.

Pela primeira vez, o KDE está a fornecendo sua própria fonte. A fonte Oxygen está projetada para ser otimizada para o sistema de renderização de fontes FreeType e funciona bem em todas as interfaces gráficas, desktops e dispositivos.


Pronto para testes, mas não para produção

Relógio e calendário no Plasma Next

O espaço de trabalho demonstrado nesta versão prévia é o Plasma Desktop. Ele representa uma evolução dos paradigmas conhecidos nos computadores pessoais e portáteis. O Plasma Next mantém os fluxos de trabalho existentes como estão, enquanto oferece melhorias visuais e interativas. Muitas delas podem ser observadas nesta previsão tecnológica, sendo que outras ainda sendo desenvolvidas. Os espaços de trabalho otimizados para outros dispositivos serão disponibilizados nas versões futuras.

Por ser uma versão Beta, esta versão prévia não é adequada para uso em produção. Ela pretende ser uma base para testes e para coleta de opiniões, para que a versão estável inicial do Plasma Next, a ser disponibilizada em julho, seja uma transição suave para todas as pessoas envolvidas e também deixar uma estrutura estável para as versões futuras. O Plasma Next é destinado aos usuários finais, mas não está em paridade de funcionalidades com as últimas versões 4.x, embora será nas versões seguintes. A equipe está concentrada nas funcionalidades básicas da área de trabalho, em vez de tentar transportar todas e quaisquer funcionalidades para o novo espaço de trabalho. O conjunto de funcionalidades apresentado no Plasma Next será suficiente para muitos usuários, ainda que alguns notem a falta de um botão aqui ou ali. Não é porque a equipe do Plasma queira remover funcionalidades, mas simplesmente porque ainda não está tudo pronto. Obviamente, todos estão convidados a ajudar a trazer o Plasma ao seu estado original e ir ainda mais além.

Problemas conhecidos

A estabilidade ainda não está no nível desejado pelos desenvolvedores do Plasma Next. Com uma nova plataforma do kit de ferramentas, apareceram novas falhas e problemas que precisam de tempo para serem corrigidos.

O desempenho do Plasma Next é altamente dependente das configurações específicas de hardware e software, assim como dos padrões de uso. Embora tenha grande potencial, leva algum tempo para conseguir aproveitá-lo, considerando, ainda, que a plataforma não está completamente pronta. Em alguns cenários, o Plasma Next mostrará o desempenho suave que é capaz de produzir - embora em outras ocasiões possa ainda ser prejudicado por diversos imprevistos. Estes imprevistos podem e serão corrigidos, mas alguns dos problemas dependem de componentes, como a Qt, o Mesa e os drivers de hardware em níveis inferiores da plataforma. Novamente, isso levará algum tempo, pois as correções feitas na Qt agora, simplesmente não serão lançadas em tempo para a primeira versão do Plasma Next.

O visual refinado é um dos maiores benefícios do QML2, pois ele permite o uso transparente do OpenGL, um posicionamento mais preciso e muitas outras capacidades. Ao mesmo tempo, a imaturidade do controles do Qt Quick, o novo sucessor para a tecnologia do antigo Qt Widgets, que possui mais de 15 anos, trouxe alguns pequenos problemas que precisam ser corrigidos.

O visual ainda não está finalizado. Muito do trabalho sobre o tema ainda não foi concluído e o estado do visual não é desta versão beta não representa o que virá na primeira versão do Plasma Next. A imagem abaixo mostra uma previsão do novo visual que está sendo desenvolvido pelo Visual Design Group, que será lançado assim que estiver pronto.

Versão preliminar do novo visual

Para desenvolvedores

O Plasma Next é compilado em Qt 5. Com essa transição, todas as interfaces baseadas em QML - usadas de forma exclusiva no Plasma - aproveitarão uma nova área de desenho gráfica e um novo mecanismo de criação de scripts, resultando em consideráveis aumentos de desempenho com o aproveitamento dos benefícios da arquitetura, como a capacidade de renderizar com todos os recursos gráficos disponíveis no hardware.

O Plasma Next é a primeira base de código complexa que migrou para o KDE Frameworks 5, que é uma evolução modular da plataforma de desenvolvimento do KDE para um conjunto de bibliotecas mais limpas e menos interdependentes.

Para usuários

Os usuários que testarem esta versão prévia do Plasma poderão ver uma aparência visual mais refinada. O novo tema Breeze do Plasma estreia nesta versão com uma aparência mais plana e limpa. Menos confusão visual e um contraste aprimorado tornam o Plasma Next uma melhoria notável sobre a versão estável atual do espaço de trabalho Plasma. Muitas funcionalidades predefinidas do Plasma foram aperfeiçoadas, como a área de notificação, as notificações, as configurações do compositor e do gerenciador de janelas, entre muitas outras. Embora pareça familiar, os usuários vão reparar que a área de trabalho parecerá muito mais moderna.

Instalação e envio de críticas e sugestões

A forma mais fácil de experimentá-lo é usando a ISO do Neon5, uma imagem com um sistema operacional completo, que não precisa ser instalada, e possui as últimas compilações feitas a partir do código-fonte.

Algumas distribuições já criaram pacotes e outras ainda estão em processo de criação. Para ter uma visão geral dos pacotes da versão Beta 1, consulte nossa página wiki sobre pacotes instáveis (unstable)

Baixe o código-fonte. Você pode instalar o Plasma Next diretamente a partir do código-fonte. Na wiki da comunidade do KDE você pode encontrar algumas instruções. Lembre-se de que o Plasma Next não pode ser instalado em conjunto com o Plasma 1, sendo necessário desinstalar as versões mais antigas ou instalar em um local separado.

Você pode fazer sugestões e/ou críticas através do canal de IRC #Plasma, na lista de discussão Plasma-devel ou relatar erros através do bugzilla. O Plasma Next também é discutido nos Fóruns do KDE. Suas críticas e sugestões são bem-vindas. Se gostou do que a equipe está fazendo, deixe-nos saber disso!

Apoiando o KDE

O KDE é uma comunidade de Software Livre que existe e cresce apenas com a ajuda de muitos voluntários que doam o seu tempo e esforço. O KDE está sempre procurando novos voluntários e contribuições, sejam elas de código, documentação, tradução, promoção, monetárias, etc. Todas as contribuições são apreciadas e bem-vindas. Por favor, leia a Página de Apoio ao KDE para mais informações ou para se tornar um membro de suporte do KDE e.V., através da nossa nova iniciativa Junte-se ao Jogo.

Sobre o KDE

KDE é uma equipe tecnológica internacional que cria software livre e aberto para computadores e dispositivos móveis. Entre os produtos do KDE encontra-se um ambiente de trabalho moderno para as plataformas Linux e UNIX, pacotes de groupware e produtividade de escritório, assim como centenas de aplicativos para diversas finalidades, que incluem aplicativos Web e da Internet, multimídia, entretenimento, educação, gráficos e desenvolvimento de programas. O KDE é traduzido para mais de 60 idiomas e está construído com base em modernos princípios de usabilidade e acessibilidade. Os aplicativos do KDE executam nativamente no Linux, BSD, Solaris, Windows e Mac OS X.


Informações sobre Marcas Registradas. O KDE® e o logotipo do K Desktop Environment® são marcas registradas do KDE e.V. Linux é uma marca registrada de Linus Torvalds. UNIX é uma marca registrada do Open Group nos Estados Unidos e outros países. Todas as outras marcas registradas e direitos autorais referidos neste anúncio são de propriedade dos seus respectivos proprietários.


Contatos de Imprensa

África
AJ Venter
Unit 7B Beauvallon Village
13 Sandown Road
West Beach
Cidade do Cabo
7441
África do Sul
Telefone: +27 83 455 9978
info-africa@kde.org
Ásia
Pradeepto Bhattacharya
A-4 Sonal Coop. Hsg. Society
Plot-4, Sector-3,
New Panvel,
Maharashtra.
Índia 410206
Telefone: +91-9821033168
info-asia@kde.org
Europa
Sebastian Kügler
Meloenstraat 17
6543 ZE Nijmegen
Holanda
Telefone: +31-6-48370928
info-europe@kde.org
América do Norte
Jeff Mitchell
21 Kinross Rd. #2
Brighton, MA 02135
E.U.A
Telefone: +1 (762) 233-4KDE (4533)
info-northamerica@kde.org
Oceania
Hamish Rodda
11 Eucalyptus Road
Eltham VIC 3095
Austrália
Telefone: (+61)402 346684
info-oceania@kde.org
América do Sul
Helio Chissini de Castro
R. Júlio Dias 614, apto 301
Florianópolis/SC 88080-060
Brasil
Telefone: +55(48)8806-0858
info-southamerica@kde.org

Links de navegação global