KDE • Community • Announcements
DONATE (Why?)
paypal

KDE 4.9 – em memória de Claire Lotion

Also available in: English | Español | Eesti | Português brasileiro | Slovenščina | Українська

O KDE está orgulhoso em anunciar seu último lançamento, que fornece atualizações importantes para o Espaço de Trabalho Plasma do KDE, os Aplicativos do KDE e a Plataforma KDE. A versão 4.9 fornece novas funcionalidades, além de melhorar a estabilidade e o desempenho.

Este lançamento é dedicado à memória da contribuidora do KDE Claire Lotion. A personalidade e o entusiasmo vibrantes de Claire foram uma inspiração para muitos de nossa comunidade, e seu trabalho pioneiro no formato, escopo e frequência de nossas reuniões de desenvolvedores mudou a maneira como nós cumprimos nossa missão nos dias de hoje, e nós estamos profundamente gratos pelo seu esforço.

A Equipe de Qualidade do KDE foi criada no início deste ano com o objetivo de melhorar os níveis de qualidade e estabilidade do KDE. Atenção especial foi dada à identificação e correção de regressões em relação às versões anteriores. Esta foi a maior prioridade pois isto garante as melhorias com cada nova versão.

A Equipe também definiu um processo de teste mais rigoroso para os lançamentos a partir das versões beta. Novos testadores voluntários receberam treinamento; e vários dias de testes intensivos foram realizados. Ao invés do teste exploratório tradicional, os testadores foram designados para focar áreas específicas que foram alteradas em relação à versão anterior. Para diversos componentes críticos, listas de verificação completas foram desenvolvidas e usadas. A equipe encontrou diversos problemas importantes com antecedência e trabalhou com os desenvolvedores para certificar-se de que eles foram corrigidos. A Equipe em si reportou mais de 160 erros com os lançamentos beta e RC, a maioria dos quais foi corrigido. Outros usuários do beta e do RC adicionaram um considerável número de erros reportados. Estes esforços foram importantes porque eles permitiram que os desenvolvedores se concentrassem na correção dos problemas.

Como resultado deste trabalho da Equipe de Qualidade do KDE, a versão 4.9 esté melhor do que nunca.

Uma correção de erro em particular merece uma atenção especial. Um erro do Okular reportado em 2007 recebeu aproximadamente 1100 votos; ele era importante para muitos usuários. Eles reclamavam sobre as anotações no Okular e que não era possível salvá-las ou imprimí-las. Com a ajuda de muitos comentaristas e usuários do canal IRC do Okular, Fabio D’Urso implementou uma solução que permite que as anotações do PDF no Okular sejam salvas e impressas. A correção exigiu algum trabalho nas bibliotecas do KDE e a atenção do design como um todo para certificar-se de que os documentos que não são PDF funcionassem corretamente. Esta foi a primeira experiência do Fabio como desenvolvedor do KDE, que surgiu quando ele encontrou o problema e decidiu fazer alguma coisa a respeito.

Espaço de Trabalho do Plasma 4.9 Espaço de Trabalho do Plasma – Principais Melhorias

Os destaques para o Espaço de Trabalho do Plasma incluem melhorias substanciais no Gerenciador de Arquivos Dolphin, no Emulador de Terminal X do Konsole, nas Atividades e no Gerenciador de Janelas KWin. Leia os detalhes no 'Anúncio do Espaço de Trabalho do Plasma'.

Os Aplicativos do KDE 4.9Novidades e Melhorias nos Aplicativos do KDE

As novidades e melhorias nos Aplicativos do KDE lançados hoje incluem o Okular, o Kopete, o KDE PIM, os aplicativos educacionais e os jogos. Leia os detalhes no 'Anúncio dos Aplicativos do KDE'

A Plataforma de Desenvolvimento KDE 4.9 Plataforma KDE

O lançamento de hoje da Plataforma KDE inclui correções de erros, outras melhorias de qualidade, conectividade e preparação para o Framework 5

Espalhe a notícia e veja o que acontece: Marque como "KDE"

O KDE encoraja as pessoas a espalhar a notícia na Web social. Envie estórias para os portais de notícias e canais do usuário como o delicious, digg, reddit, twitter, identi.ca. Carregue as imagens do novo KDE em serviços como o Facebook, Flickr, ipernity e Picasa, e poste-as nos grupos apropriados. Crie screencasts e carregue-os no YouTube, Blip.tv e Vimeo. Por favor, marque as postagens e os materiais enviados com "KDE". Isto os torna fáceis de encontrar e fornece à Equipe de Promoção do KDE uma maneira de analisar a cobertura do lançamento do KDE 4.9.

Siga o que está acontecendo com o KDE live feed. Este site agrega a atividade em tempo real do identi.ca, twitter, youtube, flickr, picasaweb, blogs e outras redes sociais. O live feed pode ser encontrado em buzz.kde.org.

Festas de lançamento

Como sempre, os membros da comunidade do KDE organizam festas de lançamento por todo o mundo. Várias delas já foram agendadas e mais surgirão a seguir. Encontre uma lista de festas aqui. Qualquer um é bem vindo a se juntar! Haverá uma combinação de companhia interessante e conversas inspiradoras, bem como comida e bebida. Esta é uma grande oportunidade de aprender mais sobre o que está acontecendo no KDE, envolver-se ou apenas encontrar outros usuários e contribuidores.

Nós encorajamos às pessoas a organizar suas próprias festas. Eles serão divertidas de hospedar e abertas a todos. Verifique as dicas de como organizar uma festa.

microbuttons

Sobre este anúncio de lançamento

Este anúncio de lançamento foi preparado por Jos Poortvliet, Carl Symons, Valorie Zimmerman, Jure Repinc, David Edmundson, outros membros da Equipe de Promoção do KDE e a comunidade KDE. Ele cobre as principais mudanças feitas no KDE nos últimos seis meses.

Apóie o KDE

Join the Game

KDE e.V.'s new O Programa de Suporte de Membros está agora aberto. Por €25 por trimestre você pode certificar-se de que a comunidade internacional do KDE continue a criar este Software Livre de qualidade mundial.


 

Global navigation links