KDE • Community • Announcements

KDE 4.3.0 Caizen Release Announcement

Also available in: English | Español | Estonian | Français | Brazilian Portuguese | Slovenian | Українська | Walloon |

Comunidade KDE libera novas melhorias com o novo KDE 4.3

KDE 4.3 (Codinome: "Caizen") libera novas melhorias para os usuários de desktop livre e desenvolvedores de software

4 de Agosto de 2009. A comunidade KDE anuncia hoje para disponibilidade imediata do "Caizen", (t.c.c KDE 4.3), trazendo diversas melhorias para a experiência do usuário e em sua plataforma de desenvolvimento. O KDE 4.3 continua a melhorar as ferramentas únicas antigas enquanto introduz inovações. Com o lançamento do 4.2 destinado a maioria dos usuários finais, o KDE 4.3 oferece um produto mais estável e completo para uso doméstico e pequenos escritórios.


O ambiente de trabalho do KDE 4.3

A comunidade KDE corrigiu cerca de 10.000 erros e implementou quase 2.000 novas solicitações nos últimos 6 meses. Perto de 63.000 mudanças foram submetidas por mais ou menos 700 contribuidores. Continue lendo para uma geral das mudanças no ambiente de trabalho do KDE 4.3, nas suites de aplicativos e na plataforma de desenvolvimento.

Melhora de performance e usabilidade no ambiente de trabalho


O ambiente de trabalho do KDE provê uma completa e poderosa experiência com excelente integração com sistemas operacionais Linux e UNIX. Os componentes chaves que fazem o ambiente de trabalho do KDE incluem:

  • KWin,um poderoso gerenciador de janelas que provê efeitos gráficos 3D modernos
  • Plasma, um desktop de última geração e sistema de painéis que possui melhorias de produtividade e integração online através de componentes (widgets) customizáveis
  • Dolphin,um gerenciador de arquivos amigável e que funciona na rede
  • KRunner,um sistema de busca e lançamento para executar comandos e procurar informações úteis
  • fácil acesso ao controle do ambiente de trabalho e do sistema através do Configurações do sistema.
Abaixo você pode encontrar uma pequena lista das melhorias no Ambiente de trabalho do KDE.
  • O Plasma introduz um novo tema padrão,o Air. Ele tem uma aparência muito mais leve e combina melhor com o tema padrão das aplicações. O Plasma também teve grandes melhorias de performance. O uso de memória foi reduzido, e as animações estão mais leves. As atividades agora podem ser extendidas para desktops virtuais, permitindo que usuários tenham diferentes widgets em cada um desses desktops. Além disso, o Plasma teve uma melhoria no seu gerenciador de trabalhos e notificações. Trabalhos em execução são agrupados numa única barra de progressão para prevenir o popup de muitas janelas. As animações são utilizadas para avisar que os trabalhos ainda estão em execução pela ação de deslizar suavemente as janelas no painel do sistema (systemtray) e animando o ícone de notificação. Pequenas modificações no Plasma incluem atalhos de teclado totalmente configuráveis e navegação pelo teclado mais extensa, a habilidade de criar widgets plasma quando você solta ou copia conteúdo no seu ambiente de trabalho e muitos widgets novos e melhorados. O widget "Visualização de pasta" agora permite que o usuário navegue em um diretório passando o mouse por cima dele e o novo widget Translatoid traduz palavras e sentenças no seu ambiente de trabalho usando Google Translate. Além disso, KRunner tornou as opções dos plugins fáceis de descobrir contando agora com um botão 'ajuda' mostrando a sintaxe do comando na área de resultado. As ações também possuem pequenas configurações permitindo por exemplo iniciar aplicações com outra conta de usuário.

Integração Web no KDE 4.3
  • O gerenciador de arquivos Dolphin mostra pequenas pré-visualizações dos arquivos em um diretório e miniaturas dos vídeos ajudando o usuário a identifica-los. A lixeira agora pode ser configurada pelo menu de configurações do Dolphin, e várias limitações de configuração no tamanho da lixeira ajudam a ter certeza que o disco não vai encher com os arquivos apagados. O menu que é mostrado com um clique inverso do mouse em um item é configurável e o dialogo de configuração em geral foi redesenhado para ser fácil de usar. A nova localização network:/ mostra outros computadores e serviços na rede (atualmente limitado para os que são anunciados pelos protocolos DNS-SD/zeroconf, mais protocolos serão suportados em versões futuras).

  • Outras adaptações nas ferramentas do espaço de trabalho tornam mais fácil trabalhar com seu computador. O SystemSettings mais rápido introduz uma visualização em árvore para a configuração e vários melhorias das janelas. Novos efeitos como "Folha" e "Deslizar para trás" e melhor desempenho na Kwin fazem o gerenciamento de janelas mais suave, enquanto que a integração com os temas do Plasma cria uma aparência mais consistente. O Klipper , uma ferramenta que mantém um histórico de coisas copiadas para a área de transferência, agora podem agir com inteligência sobre o conteúdo . Ela determina automaticamente uma lista de aplicações que podem lidar com um objeto copiado para a área de transferência e permite ao usuário a iniciá-los imediatamente.


Um screencast apresentando algumas das melhorias mencionadas acima > (versão Ogg Theora)

Um avanço nas aplicações

Um grande número de aplicações sofisticadas são fornecidos pela comunidade KDE que tirar o máximo partido do poderoso framework KDE. Uma seleção dessas aplicações estão incluídas no KDE, divididos por categoria em diversos pacotes de aplicações. Estes incluem:

  • KDE aplicações para rede
  • KDE Multimídia
  • KDE ferramentas gráficas
  • KDE pacote PIM (para manipulação de informações pessoais e comunicação)
  • KDE educativos
  • KDE jogos
  • KDE utilitários
  • KDE plataforma de desenvolvimento de software

Juntos eles formam um conjunto completo de coisas essenciais que funcionam na maioria dos sistemas operacionais modernos. Abaixo você encontrará uma seleção de melhorias para algumas aplicações desses pacotes.

  • Os utilitários do KDE tiveram muitas melhorias. Entre outras coisas, o KGpg , a ferramenta de privacidade utilizada para a encriptação e assinatura de arquivos e e-mails integra o Solid para detectar a disponibilidade de uma conexão de rede e tem melhorado a sua janela de importação de chave .O Ark , uma aplicação de compressão e descompressão de arquivos agora suporta LZMA / xz , tem um suporte melhorado para zip, rar e 7zip e funciona melhor com drag'n'drop. O KDELirc, um frontend para o sistema de Linux Infrared Remote Control (Lirc), foi portado para o KDE 4, e está incluído novamente. No Okteta , o editor hexadecimal do KDE ganhou uma ferramenta de checksum , um navegador de pastas e uma barra de favoritos lateral. O Lokalize , a ferramenta de tradução do KDE, introduz suporte para scripts, e os novos formatos de arquivos e a tradução de documentos ODF .

  • Os jogos do KDE agora usam um estilo semelhante ao tema egípcia em muitos dos jogos. O KGoldrunner é introduz um novo jogo, "Maldição da Múmia" e melhora a jogabilidade com uma pausa mais precisa , retomar a reprodução e gravação e de jogos. O KMahjongg introduz 70 novos níveis de usuário e um novo jogo ,o KTron. Alguns jogos ganharam novos recursos como o Vaporizer em Killbots e uma melhor IA em Bovo. Graças ao trabalho em arquivo de carregar e salvar o estado de muitas imagens escaláveis, muitos jogos vão iniciar e rodar mais rápido.

  • As aplicações do KDE Personal Information Management (PIM) tiveram várias melhorias em diversas áreas como o desempenho e estabilidade. O mensageiro instantâneo Kopete introduz uma melhoria da lista de contatos e KOrganizer pode sincronizar com Google Agenda . o Kmail suporta inserir imagens na mesma linha para o e-mail e Alarme notificador ganhou a funcionalidade de exportar , arrastar e soltar e tem uma melhor configuração.


Alguns temas egípcios
  • Em caso de algo dar errado em uma aplicação do KDE e ele falhar, a nova ferramenta de reportar bugs tornará mais fácil para o usuário a contribuir para a estabilidade do KDE. A ferramenta fornece uma avaliação de três estrelas da qualidade dos dados que recolheu sobre o acidente. Ela também dá dicas sobre como melhorar a qualidade dos dados e bloqueia o bug em si, enquanto ajudar o usuário, através do processo de elaboração de relatórios. Durante os ciclos da versão beta, a ferramenta já provou a si mesmo por um aumento da qualidade dos relatórios de bugs recebidos.

Plataforma acelera o desenvolvimento

A comunidade KDE traz muitas inovações para os desenvolvedores na vanguarda do framework de desenvolvimento do KDE. Com base nos pontos fortes da biblioteca Qt da Nokia, esse framework está integrado e consistente quando foi elaborado em resposta direta às necessidades das aplicações do mundo real.

O framework de desenvolvimento KDE ajuda os desenvolvedores a criar aplicações robustas de forma eficiente através da simplificação da complexidade e das tediosas tarefas, normalmente associadas ao desenvolvimento de aplicativos. A sua utilização por aplicações do KDE fornece uma amostra obrigatória para obrigar a sua flexibilidade e utilidade.

Liberalmente licenciado sob a LGPL (permitindo a ambos os proprietários e desenvolvimento de código aberto) e multi-plataforma (Linux, UNIX, MS Windows e Mac), que contém, entre outras coisas um componente poderoso modelo ( KParts ), uma rede transparente de acesso aos dados ( KIO ) e flexível de gerenciamento de configuração. Dezenas de widgets úteis variando de janelas de arquivos até selecionar fontes são oferecidos, e também oferece a pesquisa semântica integrada ( Nepomuk ), o sensor de hardware ( Solid ) e o acesso multimídia ( Phonon ). Leia sobre uma lista de melhorias para o framework de desenvolvimento do KDE.

  • O framework de desenvolvimento de aplicações do KDE 4.3 introduz o único da integração com o Desktop Social, trazendo a comunidade de Software Livre mundial para o ambiente de trabalho. Oferecendo uma plataforma para colaboração aberta, compartilhamento e comunicação, a iniciativa "Social Desktop" procura permitir que pessoas compartilhem o seu conhecimento sem ter que entregar o controle para uma organização externa. A plataforma atualmente oferece uma DataEngine para os applets plasma suportando o Desktop Social.
  • O novo protocolo da system tray desenvolvido em colaboração com a iniciativa Free Desktop é um longo redesenho da antiga especificação. A antiga systemtray usava pequenas janelas embutidas não permitindo qualquer tipo de controle pela systemtray sobre os seus conteúdos, limitando a flexibilidade para o usuário e o desenvolvedor de aplicações ao mesmo tempo. Por mais que a nova systemtray suporte ambos os protocolos (antigo e novo), desenvolvedores de aplicações são encorajados a atualizar suas aplicações para as novas especificações. Para mais informações veja esse blog ou procure mais informações no TechBase.
  • O ambiente shell do Plasma apresenta uma Geolocation DataEngine usando o libgps e HostIP, que permite facilmente plasmoids para responder à localização do usuário. Outros novos DataEngines para fornecer acesso aos recursos do Akonadi (incluindo e-mail e calendário), os metadados do Nepomuk , o estado do teclado , além das diversas melhorias para DataEngines existentes. Leia sobre como usar e descobrir DataEngines sobre TechBase .

  • O framework de desenvolvimento do KDE introduz uma adaptador PolicyKit , tornando fácil para os desenvolvedores que desejam que suas aplicações realizem ações privilegiadas de forma segura, consistente e fácil. Existe disponível um gerenciador de autorização , além de um agente de autenticação, e uma biblioteca para programadores bem fácil de usar. Leia aqui na TechBase para mais um tutorial!
  • O Akonadi , uma solução livre de PIM de armazenamento em desktop foi considerada pronto para o uso mais generalizado . Além da disponibilidade do DataEngine para o plasma, os desenvolvedores são incentivados a ter um olhar para a página do TechBase caso a sua aplicação necessite acesso a registros ou armazenar chat, e-mail, blogs, contatos ou qualquer outro tipo de dados pessoais. Sendo uma tecnologia de multi-plataformas, o Akonadi pode proporcionar o acesso a qualquer tipo de dados e é projetado para lidar com grandes volumes, permitindo, assim, uma vasta utilização.


Desktop Social e outros serviços online em ação

Mais mudanças

Como mencionado, o que mostramos é só uma seleção das mudanças e melhorias no ambiente de trabalho do KDE, pacotes de aplicações e frameworks de desenvolvimento de aplicações. Uma lista mais compreensiva mas ainda incompleta pode ser encontrada no Planejamento do KDE 4.3 no TechBase. Informações sobre aplicações desenvolvidas pela comunidade KDE fora dos pacotes de aplicações podem ser encontradas na página da familia KDE e no site kde-apps. Os desenvolvedores do Marble do time KDE Edu lançaram a versão 0.8 com o KDE 4.3 e criaram um relatório de mudanças visualmente estendido no seu website.

Espalhe a notícia e ver o que acontece

A Comunidade KDE encoraja todos para espalhar a notícia na Net. Enviar notícias para sites de informação, utilizar canais como o delicious, digg, reddit, twister, identi.ca. Enviar imagens para serviços como o Facebook, Flickr, ipernity e Picasa e publicá-las adequadas para grupos. Criar e screencasts carregá-las para o YouTube, Blip.tv, Vimeo e outros. Não se esqueça de aplicar a tag no material com o kde tag kde , por isso, é mais fácil para todo mundo encontrar , e para a equipe do KDE para elaborar relatórios de cobertura para o anúncio do KDE 4.3. Ajude-nos a espalhar a notícia, fazer parte dela!

Você pode acompanhar o que está acontecendo em torno do lançamento do KDE 4/3 na Net no novo site da comunidade KDE . Este site agrega o que acontece em identi.ca, twister, youtube, flickr, picasaweb, blogs e muitos outros sites de rede social em tempo real. O livefeed pode ser encontrado em buzz.kde.org .

microbuttons

Instalando o KDE 4.3.0

O KDE, incluindo todas as bibliotecas e suas aplicações, está disponível gratuitamente sob licença Open Source. O software do KDE funciona em diversas configurações de hardware, sistemas operacionais e trabalha com qualquer tipo de gerenciador de janelas ou ambiente desktop. Além do Linux e outros sistemas operacionais baseados em UNIX, você pode encontrar versões do KDE para o Microsoft Windows no site KDE no Windows e para o Apple Mac OS X no site KDE no Mac site . São desenvolvidas versões de teste do KDE para várias plataformas móveis como o MS Windows Mobile e Symbian, que podem ser encontradas na web, mas que não tem suporte.
O KDE pode ser obtido na fonte e em vários formatos binários de http://download.kde.org e pode também ser obtido em CD-ROM ou com qualquer dos grandes distribuições Linux.

Pacotes. Alguns distribuidores de Linux têm gentilmente fornecido pacotes binários do KDE 4.3.0 para algumas versões de sua distribuição, e em outros casos os voluntários da comunidade tem feito o mesmo.
Alguns desses pacotes binários estão disponíveis para download gratuito a partir do site do KDE: http://download.kde.org . Os pacotes binários adicionais, bem como atualizações para os pacotes disponíveis, estarão disponíveis nas próximas semanas.

A maioria dos problemas de desempenho com o driver gráfico binário da NVidia foram resolvidos nas últimas versões disponíveis da NVidia. No entanto, devido a recentes mudanças na pilha de gráficos no linux, algumas configurações de hardware e software podem ainda encontrar problemas com o desenho geral velocidade e uma lentidão geral. Entre em contato com o vendedor ou o desenvolvedor do driver da sua distribuição se você se deparar com problemas.

Localizações dos pacotes. Para uma lista atual dos pacotes binários disponíveis de que o projeto tem o KDE sido informado, por favor visite a página de informação do KDE 4.3.0.

Compilando o KDE 4.3.0

O código fonte completo para o KDE 4.3.0 pode ser baixado gratuitamente. Instruções sobre compilação e instalação do KDE 4.3.0 estão disponíveis na página de informações do KDE 4.3.0.


* Os sistemas operacionais e marcas mencionados nesta página são propriedade de seus respectivos proprietários.

About KDE

KDE is an international technology team that creates free and open source software for desktop and portable computing. Among KDE's products are a modern desktop system for Linux and UNIX platforms, comprehensive office productivity and groupware suites and hundreds of software titles in many categories including Internet and web applications, multimedia, entertainment, educational, graphics and software development. KDE software is translated into more than 60 languages and is built with ease of use and modern accessibility principles in mind. KDE's full-featured applications run natively on Linux, BSD, Solaris, Windows and Mac OS X.


Trademark Notices. KDE® and the K Desktop Environment® logo are registered trademarks of KDE e.V. Linux is a registered trademark of Linus Torvalds. UNIX is a registered trademark of The Open Group in the United States and other countries. All other trademarks and copyrights referred to in this announcement are the property of their respective owners.


Contatos com a imprensa

Africa
AJ Venter
Unit 7B Beauvallon Village
13 Sandown Road
West Beach
Cape Town
7441
South-Africa
Phone: +27 83 455 9978
info-africa@kde.org
Asia
Pradeepto Bhattacharya
A-4 Sonal Coop. Hsg. Society
Plot-4, Sector-3,
New Panvel,
Maharashtra.
India 410206
Phone: +91-9821033168
info-asia@kde.org
Europe
Sebastian Kügler
Meloenstraat 17
6543 ZE Nijmegen
The Netherlands
Phone: +31-6-48370928
info-europe@kde.org
North America
Jeff Mitchell
21 Kinross Rd. #2
Brighton, MA 02135
U.S.A
Phone: +1 (762) 233-4KDE (4533)
info-northamerica@kde.org
Oceania
Hamish Rodda
11 Eucalyptus Road
Eltham VIC 3095
Australia
Phone: (+61)402 346684
info-oceania@kde.org
South America
Helio Chissini de Castro
R. Júlio Dias 614, apto 301
Florianópolis, SC 88080-060
Brazil
Phone: +55(48)8806-0858
info-southamerica@kde.org

Global navigation links